6 alimentos mais consumidos pelos brasileiros

Você sabe quais são os alimentos consumidos pelos brasileiros com maior frequência? Se pensarmos em nossos hábitos, já podemos ter uma ideia. Mas esse é um tema tão importante que o próprio IBGE foi atrás da resposta ainda em 2008. O estudo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil não tem um resultado tão animador. 

Naquele ano, apenas 10% dos brasileiros consumiram frutas, legumes e verduras habitualmente. E a maior parte era exatamente a população rural. Pessoas que vivem em meios urbanos consomem alimentos mais industrializados e calóricos – e adolescentes adoram alimentos ricos em gordura e açúcar. Outro dado é o de que existe uma demanda regional por alguns poucos itens, como açaí e mandioca.

Em 2017, o IBGE fez uma nova pesquisa. A “Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 – Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Foram ouvidos mais de 45 mil moradores de cerca de 20 mil domicílios. E o resultado não surpreende: o consumo de verduras e legumes se mantém aquém do esperado.

Então, o que estamos comendo? Veja a seguir os alimentos consumidos pelos brasileiros com maior frequência, de acordo com o estudo!

 

6 alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente

Os alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente são: arroz, feijão, café, pão de sal e carne bovina. Na 6ª posição, aparecem os sucos, refrescos e refrigerantes.

Mesmo considerando faixa etária e o gênero, a pesquisa não aponta muitas diferenças. Há somente uma curiosidade: adolescentes raramente citam hortaliças, e incluem doces, biscoitos e bebida láctea entre os itens mais consumidos.

Há também um aspecto regional interessante. O Norte e o Nordeste citam a farinha de mandioca, enquanto a região Sul cita bastante os chás. Além disso, há diferenças de classe social. Pessoas com melhor condição financeira se referiram a sanduíches, alface e tomate. Quanto às camadas financeiramente mais vulneráveis da população, citaram peixes, preparações à base de peixe e farinha de mandioca.

Veja a seguir um pouco mais sobre os alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente. 

 

1) Café

O café é, ao lado da cerveja, a bebida mais popular do mundo. No Brasil, o consumo de café entre os idosos chega a 87,1% da população. No total, em 2018, são 78,1%. Isso significa que o “ouro líquido”, na visão dos amantes de café, é um dos alimentos consumidos pelos brasileiros, e com gosto!

O café é também responsável pela maior média de consumo diário por indivíduo: 163,2 gramas/dia. 

 

2) Arroz

A pesquisa do IBGE de 2008 apontou que 84% dos entrevistados consomem arroz. Após 10 anos, o consumo caiu para 76,1%. Houve queda do consumo principalmente no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A parte da população com maior renda (25%) foi a principal responsável pela redução: de 79,9% para 67,1%.

Essa fonte de carboidrato fornece energia ao organismo e é um alimento-base da dieta brasileira. O cereal não contém colesterol e é uma boa fonte de sais minerais, de fácil digestão. Não à toa, faz a dobradinha mais famosa do Brasil com o feijão. A título de curiosidade, a China é o maior produtor e consumidor de arroz do mundo.

 

3) Feijão

O IBGE descobriu que 72,8% das pessoas comiam feijão em 2008. Mas o consumo em 2018 atingiu 60%. O Sudeste lidera o consumo. Na Região Norte, 44,1% das pessoas relatou o consumo de feijão. Essa porcentagem é bem abaixo do Centro-Oeste (72,8%) e do Sudeste (65,9%).

Fonte de nutrientes essenciais, o feijão é referência para uma vida saudável. Possui proteínas ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Sua alta concentração de lisina (aminoácido) é de grande valor para complementar proteínas dos cereais, como o arroz. 

É um dos alimentos consumidos pelos brasileiros em diversas formas, como o caldo de feijão. Por isso, o consumidor tem suas marcas de feijão preferidas.

 

4) Pão de sal

O pão de sal, pão francês, pãozinho ou cacetinho foi consumido por 63% dos entrevistados em 2008 e por 50,9% em 2018.  Reunindo apenas farinha, sal, fermento e água, o alimento é muito popular em diversos países – especialmente no Brasil, no Chile e na região dos Andes (Bolívia e Peru). Argentina e Uruguai também gostam, mas não tanto quanto aqui. 

Ele está presente nas mesas de café da manhã e da tarde em todo o país. Pode acompanhar diversos caldos e atender a gostos inusitados. Conhece alguém que já comeu pão de sal com feijão? Pode ter certeza de que existe!

 

5) Carne bovina e aves

O consumo de carne bovina no Brasil caiu de 2008 para 2018. Em 2008, 48,7% dos entrevistados da pesquisa, mas recentemente apenas 38,2%. É um dos mais populares alimentos consumidos pelos brasileiros diariamente. As aves não ficam tão atrás e são consumidas por 30,8% da população. Mesmo com os movimentos mais recentes de vegetarianismo e veganismo, carnes e aves estão na mesa de milhões. 

Não por acaso, o Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina no mundo. Em 2015, tinha o maior rebanho (209 milhões de cabeças) e o segundo maior índice de exportação (1,9 milhões de toneladas). Era também o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano).

 

6) Sucos e refrigerantes

Por fim, completando a lista dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, estão sucos e refrigerantes. Em 2018, sucos são consumidos por 33,1%, enquanto os refrigerantes fazem parte da rotina de 15,4%. É um notícia boa, em termos nutricionais, porque houve queda em relação a 2008.

Com exceção dos sucos integrais, não são alimentos tão saudáveis. Mas, pelos resultados da pesquisa, o brasileiro não se importa tanto com esse fato.

 

Consumo na região Norte

Na Região Norte, podemos destacar alguns dados interessantes. Foi o local que mais se referiu à farinha de mandioca (40,6% da população na Região Norte), açaí (12,4%) e peixe fresco (16,8%). Nas demais regiões, a referência a esses alimentos não é tão forte. 

Agora você conhece os alimentos consumidos pelos brasileiros habitualmente. E, assim, já sabe o que não pode faltar no seu estabelecimento. Contar com um parceiro para suprir a demanda é fundamental para manter o estoque em dia. Conheça a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp