Planejamento 2022: organize as compras do seu supermercado

planejamento-2022-organize-as-compras-do-seu-supermercado

Um bom planejamento 2022 pode levar o seu supermercado a outro patamar. É a oportunidade de traçar metas reais e exequíveis, estabelecendo um bom plano de ação. Uma das estratégias fundamentais é organizar as compras

 

Veja como elaborar seu planejamento 2022 para crescer e coordenar sua atividade do jeito certo!

 

A importância do planejamento 2022 para seu supermercado

Um empreendimento como um supermercado possui características específicas que contribuem para sua sustentação. Uma delas é ser um serviço essencial, que continua de pé mesmo em graves crises socioeconômicas. Mas, sem um bom planejamento, o negócio não se mantém.

 

Planejar é organizar e direcionar seus esforços e recursos para alcançar determinados objetivos. Por isso, quando o empresário pensa no planejamento 2022, está decidindo a direção na qual deseja seguir. Ao saber aonde quer chegar, pode traçar as ações e organizá-las de modo a atingir as metas.

 

Essa é a importância de um bom planejamento: atingir metas que, somadas, levam um negócio ao crescimento. Quando o assunto é supermercado, um bom plano é o guia para organizar as compras. Nesse sentido, apontamos 4 dicas para você elaborar um excelente planejamento 2022.

 

4 dicas para um bom planejamento 2022

Entenda o comportamento, o contexto e os desafios do mercado atual

O mercado atual é bastante desafiador. Estamos diante de uma instabilidade socioeconômica que vem se alastrando há alguns anos e se agravou com a pandemia. A taxa de desemprego é alta, e o consumidor perdeu poder de compra com a inflação. São impactos muito negativos nas vendas.

 

Por mais que seja um comércio essencial, o supermercado sente esses efeitos. Por isso, é preciso compreender esse comportamento do mercado atual para traçar boas estratégias no planejamento. Pensar em novas ferramentas e metodologias para uma gestão mais eficiente se torna fundamental.

 

Conheça as tendências de consumo para 2022

Atendimento omnichannel, personalização do consumo, m-commerce, assistentes de voz. As tendências de consumo para 2022 apontam a direção para onde os gestores de supermercado devem olhar. Nos últimos dois anos, houve uma enorme mudança na forma como consumimos e no que consumimos:

 

  • O isolamento social fez cair gastos com viagens e bens de luxo.
  • Ao mesmo tempo, aumentou as vendas de produtos de saúde e higiene e de bens de consumo.
  • Com o crescente número de trabalhadores em regime de home office, é possível que as pessoas comprem mais em supermercados para cozinhar em casa. 

 

Conhecer essas tendências de comportamento é importante para traçar um planejamento 2022 que atenda às necessidades do consumidor. É, também, um norte para a organização das compras.

 

Organize as compras e o estoque 

Gerir o estoque e organizar compras já faz parte da rotina do supermercado. Mas isso não quer dizer que, por serem rotineiras, são atividades que podem passar despercebidas no planejamento 2022. 

 

Por isso, faça um diagnóstico do ano atual. Considere as projeções do mercado e municie seu setor de compras com essas informações. A partir delas, seus colaboradores poderão prever o que é essencial na produção e na revenda.

 

Aproveite também para conferir se sua equipe de compras está estruturada e conhece a demanda. Não se esqueça de considerar as sazonalidades e o calendário para 2022. Isso pode dar bons indícios do aumento ou da diminuição dos preços de insumos em certas épocas do ano. 

 

Tenha fornecedores estratégicos em 2022

A execução do planejamento 2022 depende diretamente de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com o negócio. Colocar estratégias em prática dentro do supermercado depende de todos os profissionais internos, mas também de bons fornecedores. Afinal, você não quer ficar sem produtos para os clientes em nenhum momento. 

 

Por isso, é preciso ter fornecedores estratégicos em 2022 para atender às necessidades do negócio com qualidade. E, nesse caso, qualidade é igual à soma de prazo, preço e confiança. Seu fornecedor deve atender a esses três requisitos, o que aponta para um ótimo custo-benefício.

 

A execução do seu planejamento 2022 pode levar o seu supermercado a outro patamar. Por isso, considere todas essas dicas antes de elaborar um plano de ação e tenha fornecedores estratégicos o ano inteiro.

A Fennix, por exemplo, distribui com exclusividade produtos de grandes marcas e de altíssima qualidade. Conheça!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp