Tendências de consumo para 2022: fique atento ao seu cliente

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Compreender as tendências de consumo para 2022 ajuda o gestor do negócio a direcionar seu planejamento. Mais do que isso, contribui para que ele consiga aprimorar o atendimento ao cliente. Fique de olho nessas 4 tendências de consumo para 2022!

 

4 tendências de consumo para 2022

Os hábitos de consumo nos últimos anos vêm mudando bastante. Grandes multinacionais anunciaram que o trabalho remoto será um padrão a partir de agora. Como isso influencia o consumidor? De diversas maneiras.

 

Mas essa não é a única novidade dos últimos tempos. Hiperconectividade e mobilidade ditam as tendências de consumo para 2022. Apontamos a seguir 4 delas!

 

Atendimento omnichannel

Se no último ano tivemos um crescimento exponencial das compras online, como conciliar os ambientes digital e físico? Esse é um desafio que vem sendo enfrentado pelo varejo, mas que algumas empresas já conseguiram harmonizar. Uma das maneiras é o atendimento omnichannel.

 

Trata-se de uma das principais tendências de consumo para 2022. O atendimento omnichannel é focado em integração: os diferentes canais ou pontos de contato estão integrados para oferecer a melhor experiência ao cliente. Isso significa lojas físicas, sites e aplicativos entregando atendimento rápido, personalizado e assertivo. 

 

M-commerce 

M-commerce ou mobile commerce (comércio móvel) é uma das mais inovadoras tendências de consumo para 2022. Ele vem se expandindo significativamente nos últimos anos. Em 2020, atingiu um faturamento de 45,9 bilhões, um crescimento de mais de 78% em relação ao ano anterior. 

 

Há grande expectativa de que essa tendência se confirme nos próximos anos, especialmente com a chegada da frequência 5G ao Brasil. Além disso, o celular é o dispositivo mais utilizado para compras online, e não há sinal de desaceleração nesse sentido.

 

Por isso, para atender aos desejos dos seus clientes, invista no m-commerce. Tenha um site que carregue em menos de 3 segundos. Proporcione uma experiência de compra excelente em todos os pontos de contato – no desktop, no celular e na loja física. Alie seu m-commerce ao atendimento omnichannel para personalizar a experiência do cliente.

 

Personalização

Você percebeu que as tendências de consumo para 2022 que acabamos de apontar têm relação com uma experiência personalizada para o cliente? Personalização e customização são temas centrais para os times de vendas e marketing, mas devem se tornar prioridade para todos os setores.

 

Ao oferecer uma experiência personalizada aos clientes, você está pensando no seu próprio sucesso. Imagine um site com exibições de conteúdo dinâmico, ou um app com ofertas exclusivas baseadas no comportamento de compra. Tudo isso são maneiras de agradar o cliente exatamente com o que ele deseja. 

 

Contudo, essa tática fundamental para ganhar participação de mercado não apresenta uma solução única. O gestor deve investigar seu próprio negócio e o perfil de cliente para escolher a melhor ferramenta para tal finalidade.

 

Assistentes de voz

Uma das inovações esperadas para 2020 eram os assistentes de voz. Eles se mantêm como tendências de consumo para 2022, apesar de ainda não terem decolado. Isso porque esse recurso está crescendo no mercado. É algo recente, principalmente no Brasil, onde não há tantos usuários utilizando a pesquisa de voz para obter informações.

 

No entanto, é preciso reconhecer que há grande possibilidade de popularização da tecnologia por sua versatilidade. Ela permite que o usuário continue fazendo outras atividades enquanto usa o assistente de voz. Pessoas mais jovens (até 35 anos) são, inclusive, mais propensas a utilizar a ferramenta. 

 

Em outras palavras, os assistentes de voz têm potencial para transformar o e-commerce. Se o seu estabelecimento trabalha com vendas online, não pode deixar de considerá-los em suas estratégias. 

 

As tendências de consumo para 2022 trazem insights importantes para a tomada de decisão no setor alimentício. No entanto, para atender às necessidades dos clientes, seu estoque precisa ser qualificado e estar sempre em dia.

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