Inovação: o segredo para ter um supermercado diferenciado

Vivemos em uma era de transformação digital, e a inovação no supermercado passa a ser uma necessidade de sobrevivência. Em alguns casos, porém, ela pode trazer mudanças positivas e significativas, colocando o estabelecimento à frente da concorrência.

 

Veja a seguir algumas dicas para aplicar a inovação no supermercado!

 

Como aplicar a inovação no supermercado?

Adotar o omnichannel

Conforme conceituamos em outra oportunidade, omnichannel é utilizar diferentes canais de suporte interligados simultaneamente para atender ao consumidor. Isso evita gargalos e falhas no atendimento. É a maneira de oferecer uma experiência satisfatória e completa.

 

Para implementar o omnichannel em seu supermercado, você deve ir muito além das lojas físicas. Seu site, as mídias sociais, os dispositivos móveis e os aplicativos devem estar interligados (se seus consumidores estiverem lá, claro). Com essa integração, você não só adotará uma inovação no supermercado, como também conseguirá aumentar suas vendas.

 

Sabe o delivery de supermercado, que cresceu bastante na pandemia? Alguns deles são realizados pelos aplicativos do próprio estabelecimento. O app se integra ao sistema da loja física, que faz a separação dos produtos e envia ao consumidor. 

 

Alguns inclusive dão a possibilidade de retirada no local sem que o cliente precise fazer algo a mais. Basta apresentar o número do pedido, e pronto. Isso só acontece devido à integração do omnichannel.

 

Investir no marketing sensorial

Marketing sensorial é aquele que estimula os sentidos da visão, do paladar e da audição do cliente. Como todo marketing, possui uma abordagem orientada para o relacionamento e para as vendas. E como isso pode acontecer para, de fato, ser uma inovação no supermercado? Confira:

 

  • Visão: a publicidade visual deve ser feita por peças gráficas atraentes, com ênfase nos produtos mais estratégicos e de marca própria. Ela também deve reforçar os elementos da marca, que deve ser pensada inclusive pelo aspecto da psicologia das cores
  • Paladar: a degustação de produtos é uma prática comum e de alto valor nos supermercados. Ela leva o cliente a se arriscar em um novo produto sem gastar por isso. É uma ótima maneira de fomentar a compra.
  • Audição: a música que toca em seu supermercado influencia na experiência de compra do consumidor. Por isso, é fundamental que você crie uma playlist interessante e adequada ao seu público.

 

Utilize um checkout moderno

Muitos supermercados perdem vendas por não possuírem uma boa estrutura de checkout. A demora no atendimento e as filas enormes desestimulam a compra do público, sem dúvidas. Por isso, a inovação no supermercado deve abranger também esse contato final. 

 

Uma boa maneira para melhorar a agilidade e a qualidade do atendimento dos caixas é utilizar um checkout moderno. Isso pode acontecer por meio de:

 

  • agilidade nas transações de venda (gaveta abre automaticamente com o pagamento do cliente);
  • canais de autoatendimento (clientes concluem as compras sem a necessidade de um colaborador);
  • e até mesmo o delivery.

 

Fazer boas parcerias

O sucesso de um empreendimento está ligado à sua capacidade de fechar boas parcerias. Isso envolve investidores, parceiros de marketing e toda a cadeia de valor do negócio. Quando falamos em inovação no supermercado, ter fornecedores confiáveis é uma excelente maneira de aprimorar as relações no comércio. 

 

Isso porque esses parceiros conseguem melhorar as condições de compra para o dono do supermercado. Prazos, descontos e outras facilidades que trazem um excelente custo-benefício – tudo isso possibilita ao supermercado adotar melhores práticas em relação ao cliente.

 

Você pode, inclusive, pensar em ações promocionais com esses parceiros, na presença dos clientes. Uma linha nova de produtos, por exemplo, pode entrar na degustação presencial. Assim, a inovação do supermercado já aborda também o marketing sensorial.

 

A inovação no supermercado é importante para aprimorar seus processos em todos os aspectos e vencer a concorrência. Ficar de olho nas tendências de consumo é essencial para compreender o comportamento e o hábito de seus clientes.

De igual maneira, ter um fornecedor sempre pronto a atender às suas demandas garante que as inovações tenham o resultado esperado. Conheça a Fennix Distribuidora e veja como nossa empresa pode ser parceira de um negócio inovador!

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