Delivery de supermercado: entenda essa tendência!

O delivery de supermercado alcançou um patamar inédito em 2020. Por causa da pandemia, muitos consumidores se sentiram inseguros de frequentar os estabelecimentos. Se antes existiam poucas opções de aplicativos e de plataformas para compras de supermercado, hoje há centenas.

 

Entenda melhor a tendência do delivery de supermercado!

 

A tendência do delivery de supermercado

A integração dos negócios com a internet é uma consequência da transformação digital. Os mercados do ramo varejista iniciaram de forma tímida essa novidade, mas hoje já estão mais antenados a essa tendência.

 

O número de supermercados que ofereciam delivery antes de 2020 era bem pequeno. No entanto, o crescimento em decorrência da pandemia foi assustador. Quem já tinha um negócio estruturado para atender à demanda precisou somente de ajustes de estrutura. Quem viu no delivery uma forma de ampliar sua atuação, porém, sentiu dificuldade. 

 

No entanto, o que começou de forma despretensiosa será uma tendência pelos próximos anos. Existe uma demanda a suprir, e a cada dia o consumidor busca conforto e comodidade. O importante, então, é se preparar para o aumento de demanda e para a ampliação dos centros de distribuição.

 

Como funciona o delivery de supermercado?

O delivery de supermercado tem um funcionamento simples. Antes da era dos aplicativos, alguns estabelecimentos ofereciam o serviço da seguinte forma:

 

  1. o consumidor ligava para o número específico do serviço;
  2. falava sua lista para o atendente;
  3. marcava o dia e o horário da entrega;
  4. ao receber os produtos, pagava o valor relativo ao que havia comprado e ao serviço;
  5. e, em alguns casos, havia cobrança do frete. 

 

Atualmente, existem estabelecimentos atuando exclusivamente com entregas. Eles não possuem loja física, somente centros de distribuição. A maioria dos supermercados, porém, atua de forma física e ainda possui serviços de delivery.

 

Eles estruturam o serviço em plataforma própria, seja site ou aplicativo. Nesses casos, podem também oferecer ao consumidor a opção por telefone. O mais comum, porém, é ter um aplicativo com um catálogo online de produtos.

 

A compra é toda feita online, e o consumidor tem a opção de retirar no supermercado ou de receber em casa (o próprio delivery de supermercado).

 

Como implementar seu delivery

Para implementar o delivery de supermercado, o gestor deve pensar em alguns fatores que influenciam no serviço.

 

O primeiro passo, é claro, é analisar seu público. Um supermercado cujos frequentadores são majoritariamente da terceira idade pode não ter muita demanda online, só por telefone. Então, saiba quem são seus clientes antes de se aventurar na experiência de delivery.

 

Se você pretende marcar presença online, deve considerar os custos para desenvolvimento de aplicativo ou site. Vale lembrar que o uso de apps é crescente, pois permite aos clientes comprar de qualquer lugar com facilidade. 

 

Veja outras práticas para implementar seu delivery de supermercado:

 

  1. Estruture o serviço de entrega em sua loja: tenha funcionários dedicados para essa função, avalie o meio de transporte que fará as entregas. Defina o meio de comunicação pelo qual serão feitos os pedidos e um limite de horário para os consumidores efetuarem-nos. Ou seja, controle as demandas.
  2. Escolha os produtos a serem listados na plataforma online: nossa dica é colocar os produtos de maior saída para facilitar a escolha do consumidor.
  3. Divulgue o delivery de supermercado aos (potenciais) clientes: faça a divulgação física em seus estabelecimentos (cartazes). E divulgue também nas redes sociais, inclusive no “Google Meu Negócio” e no WhatsApp (listas de transmissão). Isso, claro, sempre respeitando as características de cada rede.
  4. Ofereça formas de pagamentos variadas: pagamento online, principalmente, é fundamental (PicPay, cartão de crédito via aplicativos e máquinas de cartão com o entregador, PIX).
  5. Utilize seu sistema de gestão: caso tenha um sistema, use-o para organizar seu negócio e as demandas via delivery. Veja se ele possui integração com aplicativos como o iFood, por exemplo.
  6. Atente-se para a forma como a mercadoria é entregue: os produtos enviados devem estar dentro do prazo de validade. Além disso, precisam ser entregues em bom estado, sem violação, e conforme as condições estipuladas pelo cliente (caso de perecíveis).
  7. Crie programas de fidelidade: estratégias de fidelização são aliadas do crescimento de vendas. Pense em pontuação e bonificação sobre compras, bem como promoções de produtos.

 

O delivery de supermercado é uma tendência que se confirmará nos próximos anos. Para aproveitar o crescimento dessa demanda, o gestor deve estruturar seu negócio. Isso significa marcar presença online, fornecer produtos de qualidade e aumentar o abastecimento do estoque.

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