O mix de produtos para supermercado é o catálogo de itens que sua empresa oferta aos consumidores. É importante pensar em variedade de opções na hora de criá-lo para oferecer uma melhor experiência de compra.
Quando essa estratégia é bem executada, seu estabelecimento comercial usufrui de alguns benefícios. Crescimento do fluxo da loja e do ticket de vendas são alguns deles. Maior satisfação do cliente e maior vantagem competitiva são outros dois.
Se você quer ter essas vantagens, aprenda a criar o melhor mix de produtos para supermercado!
Como criar um mix de produtos para supermercado?
Nossa primeira dica para criar um mix de produtos para supermercado é conhecer o cliente. Afinal, é ele o responsável pelo seu faturamento.
Conheça seu cliente
Quanto melhor a experiência de compra, maior as chances de seu cliente comprar mais em seu estabelecimento. Por isso, para criar um mix de produtos para supermercado que vai alavancar as vendas, é imprescindível conhecer seu cliente.
Você precisa conhecer os detalhes de seu público-alvo: as demandas, expectativas e necessidades. Essa análise deve preceder toda a sua atividade, inclusive. A criação do mix de produtos para supermercado dependerá dessas impressões.
Assim, você não investirá esforços e recursos em produtos que não são interessantes para seus clientes.
Analise o mercado e seu negócio
Ter conhecimento sobre o comportamento do mercado e da concorrência também é importante ao criar seu mix de produtos ideal. Qual o momento do setor? Existem produtos em alta e produtos em baixa, certamente. Como os concorrentes estão atuando? Quais são as oscilações e incertezas no cenário atual?
Esse estudo permite ao empreendedor conhecer as tendências de consumo e os itens que podem apresentar melhor saída. No mesmo sentido, você conseguirá avaliar o comportamento de seus concorrentes. Com o benchmarking, você poderá adotar as ações de melhor desempenho, descartar as ruins e aperfeiçoar seus próprios métodos.
Após esse estudo, basta entender em que ponto seu negócio está e como o mix de produtos para supermercado pode ajudá-lo. Sua estratégia com o mix deve estar adequada para seu momento atual.
Avalie seus produtos
Agora que você já analisou seu cliente, o mercado e seu próprio negócio, é hora de pensar nos produtos. Na gestão do supermercado, é preciso pensar na extensão do mix de produtos. O custo de operação de cada item deve ser analisado. Assim, a escolha será aquela que trará mais rendimentos para o negócio.
Além disso, o mix de produtos para supermercado deve ter o tamanho certo. Quanto maior o catálogo, mais complexa a montagem do mix, sem prejuízo de algum setor. O trabalho do gestor será fundamental para traçar uma estratégia capaz de trazer impactos positivos.
Coletar informações com os demais profissionais será muito importante nessa etapa. Assim, você conseguirá ter o mix de produtos para supermercado ideal.
Faça testes com o mix de produtos e defina prazos de avaliação
Para se prevenir e evitar problemas futuros, seu mix de produtos deve ser testado. Será que a escolha realmente pode agradar o público? O gestor deve testar o mix para ter essa resposta. Além disso, deve considerar que é interessante esperar algum tempo para saber se o mix será aceito.
Para que o investimento não seja em vão, é importante também avaliar o mix criado. Mas quanto esperar para saber se ele realmente vingou? Tome por base outros catálogos criados. Defina, antes do lançamento, prazos compatíveis.
Outro ponto importante é trabalhar com produtos sazonais, porque garantem a manutenção da venda por certo período. Isso sem risco de prejuízos ao estoque, claro.
O mix de produtos para supermercado é uma estratégia fundamental para seu estabelecimento comercial. Ele pode aumentar o ticket médio, fidelizar clientes e melhorar seu faturamento. E não se esqueça de que seus produtos devem ter excelente qualidade para atrair consumidores. Para isso, conte com a Fennix Distribuidora!