Como gerenciar um supermercado?

Fazer a gestão de qualquer empreendimento é um grande desafio. No entanto, quem trabalha no setor varejista sabe da complexidade de gerenciar supermercado. Seja pequeno ou grande, o estabelecimento é cheio de particularidades. Realizar o estoque, por exemplo, demanda análise das formas de armazenamento dos diversos produtos. E esse é só um exemplo de como essa gestão é bem específica.

No entanto, algumas práticas simples podem ajudar o gestor a desenvolver melhor o negócio. Apontamos seis delas aqui. Confira!

 

1) Utilize boas ferramentas de gestão

Gerir um empreendimento é administrá-lo de forma eficaz, com estratégias para otimizar processos e operações. Uma das formas de atingir esse objetivo é adotar boas ferramentas de gestão, especialmente as tecnológicas. Elas serão responsáveis por automatizar o trabalho manual e repetitivo.

Os mais conhecidos do mercado são os sistemas de gestão empresarial (ERP ou Enterprise Resource Planning). Eles integram operações e facilitam o fluxo de informações, agilizando os negócios. Por reunir os dados de gestão em um só lugar, são fundamentais para a tomada de decisões.

Pelo mesmo motivo, esses sistemas automatizados contribuem para a gestão de estoque, contábil e financeira. Também facilitam o atendimento ao cliente e são parte de muitos outros processos ao gerenciar supermercado.

 

2) Faça uma boa gestão financeira e contábil

Gerenciar supermercado de forma eficaz, parte da capacidade do gestor de ter uma boa gestão financeira e contábil. Cuidar das finanças é o caminho para que o negócio possa se expandir. Em outras palavras, está intrinsecamente ligado a qualquer tomada de decisões para aumentar o valor do negócio. As finanças balizam todas as ações de planejamento, análise, controle e melhoria.

Para ter controle financeiro, o gestor deve conhecer bastante de fluxo de caixa e de capital de giro. Saber sobre despesas fixas e variáveis, bem como receitas e investimentos, é essencial.

Além disso, é impossível gerenciar supermercado sem cumprir as obrigações contábeis. Afinal, é preciso estar sempre em conformidade com a lei para evitar multas do fisco.

 

3) Cuide das seções e do estoque

Para gerenciar supermercado, o gestor deve estar atento a todas as seções e ao estoque. É impensável perder clientes por falta de produtos. Já pensou se certo alimento “em falta” (ausente nas prateleiras) está parado em seu estoque? Por isso, é importante ter contato direto com distribuidores de confiança para que não falte nada nas prateleiras.

Além do contato com uma boa distribuidora, sua equipe deve estar bem dividida para monitorar as seções de maneira eficaz.

 

4) Forme uma boa equipe e invista nela

Qualquer boa empresa precisa de bons profissionais. São eles que farão seu negócio crescer. Por isso, baseado nos valores e na missão do seu empreendimento, forme uma boa equipe. 

Gerenciar supermercado é, necessariamente, gerenciar pessoas. Se você não possui um líder, contrate um. Ele será fundamental para manter a conexão interna e o clima organizacional. Além de inspirador, o líder é um grande motivador e sabe exatamente o que é preciso para ter uma equipe eficiente. 

Nesse ponto, para gerenciar supermercado, é preciso sempre investir na capacitação dos profissionais. Eles não devem apenas abraçar os propósitos da organização, mas ter conhecimento técnico. Promova treinamentos com frequência.

 

5) Invista em marketing

Poucos supermercados possuem um marketing bem estruturado. Se você quer gerenciar supermercado e se destacar no mercado, faça diferente. Tenha um profissional para traçar estratégias, especialmente de marketing digital. Ele é responsável por atrair e fidelizar clientes. Sem dúvida, pode trazer um ótimo retorno sobre o investimento.

 

6) Coloque seus clientes no centro do negócio

Você já ouviu falar em customer success ou sucesso do cliente? Esse método de negócios garante ao cliente o sucesso e os resultados desejados ao realizar uma compra no seu estabelecimento. Gerenciar supermercado visando crescimento demanda esse cuidado especial.

Na prática, o sucesso do cliente é fazer o gerenciamento de clientes focado no relacionamento. Suas metas precisam estar alinhadas às demandas do cliente para obter resultados benéficos. Para tanto, colocá-los no centro do negócio é uma ótima ideia.

O momento das compras deve ser agradável. Não pode faltar produtos nas prateleiras. É preciso desenvolver um programa de fidelidade que dê benefícios aos clientes. Tudo isso são formas de investir na experiência do cliente dentro do seu estabelecimento. Para isso, claro, você precisará da ajuda do marketing para conhecer a fundo seu público.

 

Foco no cliente e no processos!

Gerenciar supermercado é um grande desafio, porque são muitas as questões que merecem atenção. Mas, focando no cliente e na eficiência dos processos internos, é possível obter sucesso nos negócios. Gerir as finanças, as seções e o estoque pode até ser trabalhoso, mas é necessário.

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