O que é omnichannel? Como implementar no seu supermercado?

omnichannel-o-que-e-e-como-implementar-no-seu-supermercado

O que é omnichannel? “Omni” significa “tudo”, e “channel” significa “canal”. Mas omnichannel não é apenas atendimento em todos os canais, porque essa é uma perspectiva bastante simplificada.

 

Quer entender o que é omnichannel e como implementá-lo em seu supermercado? Vem com a gente!

 

O que é omnichannel?

Omnichannel consiste numa abordagem que proporciona aos clientes uma experiência unificada e satisfatória em todos os canais ou pontos de contato. Compras omnichannel vão além das lojas físicas e atingem dispositivos móveis, sites e aplicativos. 

 

Quando você se perguntar o que é omnichannel, pense no uso de diferentes canais de suporte interligados para atender ao cliente. Isso evita gargalos e falhas, correspondendo às expectativas do consumidor atual. Em outras palavras, é uma maneira de oferecer atendimento rápido, personalizado e assertivo. 

 

Percebeu por que é incorreto dizer que se trata de atendimento em todos os canais? Você pode oferecer isso, mas, se não houver integração, os erros aparecerão. Para entender melhor a diferença, saiba que:

 

  • existe o atendimento multichannel (multicanal), que oferece múltiplos canais de atendimento que não estão conectados entre si;
  • e existe o atendimento crosschannel, que oferece múltiplos canais conectados, mas com foco em logística, não na experiência do cliente.

 

Portanto, podemos dizer que omnichannel é ofertar múltiplos canais de atendimento conectados e harmônicos entre si. Assim, são capazes de oferecer uma experiência completa ao consumidor. E como fazer isso no seu supermercado?

 

Como implementar omnichannel para supermercado?

Após aprender o que é omnichannel, você deve entender como implementá-lo em seu supermercado. A pergunta correta é: “Como posso oferecer uma experiência unificada aos clientes em todos os pontos de contato?”.

 

A resposta é pensar em lojas físicas, mídias sociais, sites e aplicativos de dispositivos móveis como algo harmônico. Ou seja, a palavra é integração

 

O preço na prateleira do supermercado é o mesmo no app, no site e no Instagram. Imagine que o cliente faz o pedido no site, mas, a caminho do supermercado onde vai retirar a compra, quer consultá-lo no app. Nesse caso, tudo deve estar coerente.

 

Por isso, mais do que pensar sobre o que é omnichannel, você deve saber como implementá-lo. Considere alguns aspectos fundamentais antes de empregar a estratégia omnichannel no supermercado:

 

  • Conexão entre seus pontos de contato: isso melhora a experiência do cliente e confere maior inteligência às campanhas de marketing.
  • Pesquisa de local dos clientes: permite saber em quais dispositivos e plataformas estão seus clientes.
  • Integração entre online e offline: consiste em compreender que a marca do supermercado é uma só.

 

Levando isso em conta, conheça duas maneiras de implementar o omnichannel.

 

Diferentes formas de entrega em compras via e-commerce

Existem quatro principais formas de entrega em uma compra online. Elas servem para facilitar a rotina do consumidor, que, como apontamos, possui um comportamento bastante exigente. São elas:

 

  • BOPIS (Buy online, pickup in store): compra online, mas retirada na loja.
  • BORIS (Buy online, return in store): compra online, mas devolução ou troca na loja.
  • ROTIS (Reserve online, try on in store): reserva online, mas prova na loja (mais adequado para quem trabalha com vestuário).
  • Uso de lockers: armários inteligentes de autoatendimento em que o cliente escolhe um ponto de retirada.

 

Quanto ao seu supermercado, você deve entender seu modelo de negócio para saber o que é aplicável ou não. O ponto aqui é pensar em formas de entrega mais adequadas à satisfação do consumidor

 

Oferecer Wi-Fi no supermercado

Não se ofenda se um consumidor estiver consultando preços na internet bem em frente à sua prateleira. A pesquisa na internet antes da compra em lojas físicas é um hábito de quase todo mundo. Quando você oferece Wi-Fi aos clientes, oferece também um diferencial em relação ao seu concorrente. Por quê?

 

Em primeiro lugar, porque demonstra que está preocupado com a experiência do cliente dentro do seu estabelecimento. Em segundo lugar, você pode fazer ofertas exclusivas e descontos para quem utiliza o app do seu supermercado. É muito provável que o cliente baixe o aplicativo e faça o cadastro para conseguir pagar o menor preço.

 

É aqui que você ganha dados muito importantes para aprimorar a experiência omnichannel. Já pensou em enviar ofertas exclusivas conforme os hábitos de consumo do cliente, com cupons etc.? É uma maneira de estabelecer uma estratégia de negócio omnichannel mais sólida.

 

Ao entender o que é omnichannel, você deve ter imaginado que esse tipo de atendimento traz muitos benefícios, certo?

 

  • Maior integração interna.
  • Compreensão sobre o cliente.
  • Mais vendas (devido à satisfação e à fidelização do cliente).
  • Eficácia nas campanhas de marketing.

No entanto, você deve estar preparado para ter boas ofertas e produtos de qualidade. Precisa de uma distribuidora confiável na sua lista de fornecedores? Conheça a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp