Layout da loja: como ter um comércio atrativo?

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O layout da loja é o espaço físico disponível daquele negócio. Ele inclui:

 

  • a área de acesso do cliente à loja;
  • o local dos caixas e do estoque;
  • as vitrines;
  • a distribuição de prateleiras e gôndolas de exposição;
  • a localização das mercadorias na loja.

 

Por envolver tudo isso, deve ser bem pensado para facilitar as vendas e a comodidade do cliente. Veja a seguir como ter um comércio atrativo com um bom layout da loja!

 

A importância do layout da loja

O layout da loja nada mais é do que a organização dos espaços disponíveis da melhor forma. Como mencionado, o propósito é aumentar as vendas e a conveniência para o cliente. Com essa breve definição, já é possível imaginar por que é tão importante.

 

O layout da loja é fundamental para o merchandising de um estabelecimento. Todos os seus elementos – como disposição de produtos e de mobiliário, cores, iluminação etc. – interferem no desejo de compra. O consumidor precisa ser impactado positivamente pela comunicação visual. Para que o merchandising seja feito corretamente, observe:

 

  • o segmento da loja;
  • as políticas de atendimento;
  • o perfil do consumidor;
  • e, claro, os elementos básicos dessa ferramenta de marketing.

 

Considerando tudo isso, o gestor consegue promover uma melhor percepção dos itens expostos. Assim, cria um clima de compra favorável e otimiza a experiência do cliente.

 

Elementos de um bom layout

O layout da loja deve ser pensado de acordo com seus diversos elementos. Não adianta ter um estabelecimento com os melhores produtos se o consumidor não sente vontade de conhecer o espaço. Por isso, fique atento às considerações a seguir.

 

Cores e iluminação

A iluminação deve ser utilizada para destacar produtos ou grupos de produtos. Ela também deve facilitar a leitura de preços para o consumidor. Quanto às cores, tudo depende da proposta e do perfil da loja.

 

Em um supermercado ou mercado, por exemplo, usar cores neutras em paredes, acessórios e gôndolas ajuda a realçar os produtos. Caso pense em utilizar cores diferentes no layout da loja, tenha cuidado para que elas “conversem” com sua identidade visual. Além disso, evite incluir as cores do concorrente para evitar confusão entre as lojas.

 

Disposição das mercadorias

Seu estabelecimento deve ser funcional e lógico. É importante construir um cenário perfeito para a compra. Por isso, num comércio atrativo, o layout da loja deve apresentar boa divisão dos setores e disposição adequada das mercadorias. Os clientes devem acessar o produto de forma facilitada e intuitiva. 

 

Pense nessa disposição de forma que o consumidor encontre grupos de produtos afins. Em um supermercado, por exemplo, a área do açougue fica perto dos itens para churrasco. Existe um setor somente com produtos de café da manhã, como leite, café e demais alimentos. Outro setor é o dos produtos de beleza.

 

É o chamado cross merchandising, uma técnica que aumenta as vendas. Dessa forma, você mantém o interesse do cliente e preza pela sua praticidade.

 

Posicionamento dos itens na saída

Um ponto interessante do layout da loja é colocar os itens certos próximos à saída. Em comércios de alimentos, são produtos que podem aumentar o ticket médio e que o consumidor decide comprar de última hora.

 

Chocolates e outros doces estão sempre próximos ao caixa. Pilhas e lâminas de barbear também. Pense em aproximar da saída os itens que um cliente comum não pensa conscientemente em comprar.

 

Destaque dos produtos 

Quais são os produtos mais populares e procurados em seu estabelecimento? Eles merecem ser destacados no layout da loja. Deixá-los escondidos na prateleira passa a ideia de que não há mais deles no estoque. Portanto, deixe sempre à vista as mercadorias mais compradas. 

 

Espaços para circulação

Itens bem expostos, cores, iluminação que mantém o cliente na loja, destaque para as mercadorias mais vendidas. Ótimo, você pegou os principais aspectos da organização. Esses elementos do layout da loja contribuirão para uma boa experiência de compra. Porém, um ponto não deve ser esquecido: os espaços para circulação. 

 

Os clientes precisam andar pela loja e ver os produtos comodamente. Os corredores devem apresentar larguras razoáveis, de modo que pelo menos dois clientes consigam circular sem se esbarrar. Se não for possível (um minimercado, por exemplo, pode não ter tanto espaço), tente melhorar ao máximo a disposição das prateleiras.

 

Lembre-se também da área próxima aos caixas. Os clientes devem esperar nas filas sem atrapalhar a movimentação dos demais consumidores. Com isso, todos mantêm uma boa experiência de compra.

O layout da loja interfere diretamente na experiência de compra do cliente, motivo pelo qual pode aumentar ou reduzir suas vendas. Fique atento aos elementos que o compõem e deixe seu espaço físico favorável a essa experiência. E, claro, mantenha produtos de ótima qualidade nas prateleiras. Conte com a Fennix para isso!

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