5 dicas para organizar o estoque do seu supermercado com estratégia!

dicas-para-organizar-o-estoque-do-seu-supermercado-com-estrategia

Organizar o estoque do seu supermercado é uma atividade importante para uma gestão eficiente. Conhecer bem a entrada e a saída dos produtos evita desperdícios, retrabalho e outros problemas.

 

Em resumo, o controle do estoque favorece o lucro do seu negócio. A fim de ajudar você nesse desafio, separamos algumas dicas para realizar um controle que seja eficaz, otimizado e seguro.

 

Qualquer que seja a forma escolhida, o processo precisa ser bem definido. Por isso, é importante contar com colaboradores de confiança e qualificados para ajudar nessa tarefa tão essencial.

 

Dicas para organizar o estoque do seu supermercado

Organizar o estoque do seu supermercado é, antes de tudo, ter um método para isso. Profissionais capacitados que o controlam periodicamente com ferramentas inteligentes são fundamentais. Dessa maneira, você consegue registrar todo o fluxo de mercadorias e ter eficiência operacional.

 

Veja algumas dicas para a organização do estoque!

 

Crie regras para organizar o estoque do seu supermercado

Regras, como padrões de nomenclaturas e descrições de produtos, são muito importantes para organizar o estoque do seu supermercado. É preciso ter uma lógica de armazenamento e de saída de mercadorias para manter a organização. Assim, a equipe consegue localizá-las com facilidade.

 

Os produtos do estoque também devem ter essas mesmas informações para manter o padrão. Identificação de corredores, prateleiras e caixas é uma boa dica, assim como padronizar etiquetas

 

Qualifique sua mão de obra

A organização do seu estoque depende diretamente de uma mão de obra qualificada. Os funcionários do seu supermercado devem ter capacitações e treinamentos. É a melhor maneira de garantir que eles cumpram os padrões e as regras definidos pelo gerente. 

 

Se a gestão dos produtos envolver ferramentas tecnológicas, mais um motivo para investir no treinamento. Além disso, é importante separar profissionais que serão responsáveis por organizar o estoque do seu supermercado. Ter vários funcionários dedicados a isso pode exercer o efeito contrário e desorganizar a entrada  a saída de mercadorias.

 

Defina volumes máximo e mínimo

A organização do estoque depende do conhecimento sobre estoques máximo e mínimo. Seja por espaço físico, seja por projeção de vendas, o gestor deve saber o volume máximo ou mínimo de mercadorias a serem estocadas. Desse modo, será capaz de atender às demandas de maneira eficaz e manter o estoque organizado.

 

Supermercados são estabelecimentos que comercializam itens perecíveis. A organização do estoque também deve considerar esse fator para definir os volumes. Para tanto, atente:

 

  • às tendências de mercado;
  • aos produtos altamente perecíveis;
  • à sazonalidade;
  • aos itens com rotatividade alta;
  • às projeções de vendas. 

 

Nada de estoques lotados ou vazios! A fim de evitar isso, defina uma periodicidade para analisá-lo e facilitar sua organização.

 

Registre o fluxo de mercadorias

O registro do fluxo de mercadorias é um grande aliado do controle e da organização do estoque. Entradas, saídas, trocas ou devoluções podem atrapalhar o espaço físico e prejudicar a gestão do local. Por isso, é importante fazer uma separação eficiente para que os resultados sejam visíveis.

 

Ao desenhar o fluxo de entrada e saída das mercadorias, os erros na organização do estoque diminuem consideravelmente. 

 

Automatize a gestão de estoque

A tecnologia pode ajudar a organizar o estoque do seu supermercado. Um sistema de gestão facilita o dia a dia do gestor. Com ele, é possível:

 

  • fornecer permissões aos profissionais responsáveis pelo estoque;
  • saber com antecedência itens de pouca ou alta saída;
  • acompanhar mudanças no estoque, e muito mais.

 

Com essas práticas, o dono do supermercado pode planejar suas compras e promoções. Assim, consegue manter o estoque sempre organizado, sem excesso ou falta de produtos.

 

Criar regras e padrões, registrar o fluxo de mercadorias, treinar os funcionários. Todas essas práticas são importantes para organizar o estoque do seu supermercado. Além disso, é essencial contar com uma boa distribuidora para ter as mercadorias sempre no tempo correto.

Conheça a Fennix Distribuidora e veja como podemos ajudar na boa gestão do estoque!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp