Aprenda a reduzir os erros de estoque no atacado

Um mercado atacadista deve ser gerido de maneira um pouco diferente do que um varejista. Um dos pontos que merece muita atenção é o estoque no atacado. É preciso ter mais espaço para armazenamento e uma estrutura que comporte tantas mercadorias. Por sua particularidade, muitos erros são cometidos. Para evitar que eles comprometam seu negócio, apontamos algumas dicas para reduzi-los. Acompanhe!

 

Quais os erros de estoque no atacado?

Existem muitos erros cometidos ao lidar com o estoque no atacado. Apontamos quatro deles a seguir:

  • Descontrole de pedidos e entregas: o mercado atacadista que não controla pedidos e entregas está sujeito a muitos riscos. O atraso de produtos perecíveis, por exemplo, pode acarretar perda de mercadoria. Por isso, é fundamental acompanhar a entrega e verificar possíveis rotas mais ágeis e econômicas.
  • Não acompanhar o estoque no atacado: muitos estabelecimentos aceitam pedidos antes de conferir se o produto está no estoque. Além disso, possuem armazenamento sem estrutura e de difícil acesso. Tudo isso compromete a saída das encomendas.
  • Negligenciar a gestão financeira: a gestão de atacado envolve muitas variáveis, e o controle financeiro é fundamental. Quando ele não ocorre, o estoque pode ficar prejudicado, especialmente quanto à renovação.
  • Equipe sem treinamento: a ausência de colaboradores qualificados pode atrapalhar bastante a gestão de estoque no atacado. Isso faz com que os erros apareçam com mais frequência.

 

Como reduzir esses erros?

Para reduzir os erros de estoque no atacado, o gestor deve pensar em controle e análise. Identificar a origem do problema para corrigi-lo. Para lidar com as dificuldades, listamos quatro dicas valiosas. Veja a seguir!

 

Priorize a gestão de compras

A gestão de compras nada mais é do que controlar criteriosamente o que é adquirido. A aquisição deve ocorrer conforme a demanda, e nunca por impulso. Mesmo com promoções dos fornecedores, é preciso comprar somente se houver necessidade.

Um software de gestão pode ajudar nessa tarefa, especialmente se a gestão de vendas e compras for integrada ao sistema. Assim, além do gestor, também os colaboradores da área de suprimentos devem ter acesso livre aos volumes disponíveis em estoque.

 

Atente-se ao inventário

O inventário não é uma ferramenta ultrapassada. Ele continua sendo importante quando se fala de controle de estoque no atacado. Poder ajustar periodicidade e abrangência de acordo com a demanda é uma excelente prática. E também nesse ponto a tecnologia pode ajudar.

Algumas soluções permitem coletar dados de estoque e integrá-los ao sistema de gestão do empreendimento. A contagem é mais rápida e assertiva, tornando o inventário igualmente prático e estratégico aos profissionais.

 

Reduza custos operacionais

Alguns erros de estoque podem ser reparados com a redução de custos operacionais. Isso significa corrigir pequenos deslizes na rotina do atacado – deslizes que representam perdas significativas a longo prazo. Um bom exemplo são os itens com baixa rotatividade e em alta quantidade no estoque. Isso demonstra erro da equipe de compras, mas também falta de atenção às necessidades do mercado.

E como isso acontece? Com a ausência de dados, o que faz a equipe de compras errar. Ou com relatórios que não podem ser acessados pelos responsáveis pela venda. A melhor forma de lidar com isso é com transparência e compartilhamento de informações.

Se todos têm consciência dos erros, o trabalho será executado com mais cuidado. Sem retrabalho, o custo diminui. Adotar essa prática simples é um ótimo caminho para reduzir os erros de estoque no atacado.

 

Utilize a tecnologia

Sistemas de gestão que integram setores, aplicativos de distribuidores para facilitar a compra. A tecnologia, quando bem inserida no negócio, é um caminho sem volta. Ela pode estar presente em qualquer ponto da administração de um mercado atacadista.

Afinal, seu uso oferece processos eficazes a partir da centralização de informações dos setores. Quando falamos de corrigir erros de gestão de estoque no atacado, ela contribui para a eficácia e para a coordenação.

 

Atenção ao estoque!

Se você possui um mercado atacadista, deve ter muita atenção aos erros de estoque no atacado. Eles podem comprometer seu negócio, causando perdas até inestimáveis. Por isso, adote nossas dicas para otimizar sua gestão.

Outro ponto que pode ajudar é ter uma distribuidora de confiança para nunca faltar produtos em suas prateleiras. Já conhece a Fennix Distribuidora?

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp