Como organizar o estoque do seu supermercado para 2021?

Organizar estoque do supermercado: essa é uma dificuldade comum a muitos gestores. O grande problema é que essa organização interfere diretamente nos bons resultados do negócio. Por isso, pensamos algumas formas de ter um estoque mais eficiente em 2021 e prevenir desperdícios.

 

A importância de organizar estoque do supermercado

Saber como organizar estoque do supermercado é vantajoso para o empresário e para seus colaboradores. A organização confere mais produtividade a todos, o que facilita o fluxo de trabalho e os processos internos. Sem falar, é claro, na redução de desperdícios e de custos. Afinal, estoque parado é sinônimo de dinheiro estagnado.

 

Em alguns casos, o gestor tem dificuldades em organizar estoque do supermercado por não entender sua importância. Essencialmente, essa tarefa básica define o sucesso de toda a operação, pois é a base dos processos do varejo.

 

Ela é aliada da eficiência operacional, que, por sua vez, diminui os erros e ajuda a fidelizar clientes. Ou seja, fundamental para o planejamento 2021.

 

Organizar estoque do supermercado: como fazer isso?

Para organizar estoque do supermercado, existem boas práticas. Você pode contar com a tecnologia para ajudá-lo nessa tarefa, por exemplo. Existem sistemas de gestão que trabalham em todos os processos internos do supermercado. Isso significa dar agilidade à gestão de estoque.

 

Ter profissionais qualificados no supermercado também é fundamental. É preciso segmentar seus colaboradores por função, aproveitando as habilidades de cada um na hora de delegar tarefas. Uma pessoa metódica e organizada é bastante indicada para organizar estoque do supermercado, inclusive.

 

Veja a seguir outras 4 dicas para organizar seu estoque!

 

Crie padrões e regras 

Um estoque organizado é um estoque que possui método. Sua equipe deve localizar produtos com facilidade. Para tanto, criar padrões e regras de organização é fundamental. Isso envolve:

 

  • Nomenclaturas.
  • Descrição de produtos.
  • Padronização de etiquetas.
  • Lógica de armazenamento. 

 

Todos os seus produtos devem manter as mesmas informações, não se esqueça. As regras também se aplicam ao espaço físico, como na identificação de corredores, de prateleiras e de caixas.

 

Com essas medidas, após o cadastro dos itens, só resta registrar as movimentações cotidianas.

 

Registre o fluxo de mercadorias

A entrada e saída de mercadorias provoca bastante movimentação no estoque. Devoluções e trocas são comuns no varejo, mas também devem ocorrer de forma ordenada.

 

Da mesma forma, há itens parados no estoque, enquanto outros estão em falta. Isso é importante para organizar estoque do supermercado em 2021 e evitar erros, assim como acompanhar resultados.

 

Mas o que isso significa? Na hora de registrar o fluxo de mercadorias, identifique separadamente cada uma das situações. Uma devolução, por exemplo, gera um registro de entrada de um produto específico. Você precisa registrar qual produto é para monitorar resultados (saber o motivo da devolução, por exemplo).

 

Defina volumes máximo e mínimo

O estoque máximo é o volume máximo de mercadorias a serem estocadas. O volume mínimo é somente o necessário para atender às demandas dos consumidores em determinado período.

 

Esses volumes podem ser definidos baseando-se na projeção de vendas ou no espaço físico. Nos supermercados, isso é especialmente importante, porque existem muitos produtos perecíveis. Essa prática evita o estoque cheio.

 

Na hora de definir, considere:

 

  • Sazonalidade.
  • Tendência de mercado.
  • Rotatividade.
  • Produtos altamente perecíveis.
  • Projeção de vendas.

 

Com essas medidas, você consegue organizar estoque de supermercado de forma mais eficiente.

 

Faça controles periódicos

Controles periódicos e balanço de mercadorias são práticas realizadas em geral a cada bimestre. Elas têm como objetivo traçar o panorama da composição do estoque.

 

Com eles, o gestor de supermercado é capaz de compreender as principais causas de problemas nos produtos (avarias, furos e obsolescência). Ele também percebe o desempenho de cada item dentro de um determinado contexto e tempo.

 

Tais controles devem ser realizados com recorte (por categoria de produto, por exemplo) e em etapas de ciclos menores. Assim, é possível resolver os problemas com agilidade e encontrar soluções mais eficazes. 

 

Organizar estoque de supermercado em 2021 não é fácil, mas é fundamental para a rentabilidade do negócio. Basta aplicar padrões e regras, registro de fluxo de mercadorias, definição de volumes máximo e mínimo e controle periódico. Assim, essa organização se torna descomplicada.

Já está pensando na próxima compra para deixar o estoque pronto? Conheça a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp