Planejamento 2021: organize as compras do seu supermercado

Fim de ano é o momento de fazer o planejamento 2021 e de se preparar para o próximo ano do negócio. Mesmo que 2020 tenha tido contratempos inesperados, há uma boa perspectiva para os meses seguintes. Preparar suas compras é garantir que os clientes encontrem tudo aquilo que buscam.

 

Veja como fazer seu planejamento 2021 e também como organizar as compras do seu supermercado.

 

Planejamento 2021: planeje as compras do supermercado

O setor de compras de um supermercado é peça-chave para o crescimento do negócio. Afinal, você não quer que o cliente entre em seu estabelecimento e se depare com as prateleiras vazias. Esse é um problema que prejudica não só sua reputação, mas a atração de clientes.

 

Por isso, para que você tenha um próximo ano próspero, veja o que não pode faltar em seu planejamento 2021.

 

Compreenda e aproveite as tendências de consumo para 2021

Empatia, sustentabilidade e tecnologia. Essas tendências de consumo para 2021 trazem desdobramentos muito interessantes que o varejista deve observar.

 

Uma delas é o crescimento do consumo local e do “faça você mesmo”. Pessoas tomaram gosto por fazer seus próprios produtos, e isso vai desde itens de higiene pessoal a itens para a casa. Quando não conseguem fazê-los, valorizam os micro e pequenos empreendedores locais.

 

Se você tem um empreendimento local, deve aproveitar essa oportunidade conhecendo seu cliente. Pesquise os hábitos de consumo e faça ações para fomentar a compra conforme as necessidades dele. Preste um atendimento personalizado e impecável.

 

Seguindo essa linha, e aproveitando que a vida no ambiente digital é uma realidade, esteja presente nas redes sociais. Por lá, você pode:

 

  • Oferecer suporte e atendimento aos clientes.
  • Realizar campanhas de marketing.
  • Ter uma vitrine online do seu supermercado.

 

Claro, não se esqueça do atendimento omnichannel, que pode aumentar suas vendas. E, se há mais vendas, é preciso considerá-las ao planejar as compras.

 

Organize as compras e o estoque 

A organização das compras e a gestão de estoque são práticas constantes em um supermercado. Para o planejamento 2021, você precisa fazer um diagnóstico do ano atual. Por ter sido um ano atípico, é interessante considerar as projeções do mercado.

 

É grande o trabalho do setor de compras para prever o que é essencial para a produção ou para a revenda no negócio. Por isso, no planejamento 2021, adote duas principais práticas para organizar as compras:

 

  • Analise seu departamento de compras e veja se está bem estruturado, com as informações de compra organizadas e unificadas. Assim, é possível consultá-las e analisá-las com agilidade e segurança sempre que necessário para tomar as melhores decisões.
  • Conheça a demanda. Isso significa considerar sazonalidades e aumento ou diminuição de preço de insumos em épocas do ano. Analise também quais produtos foram mais vendidos, quais são os melhores períodos de venda etc.

 

O estoque faz parte do ciclo de compras, pois a aquisição de mercadorias depende do balanço entre estoque e vendas. Descreva no planejamento 2021 os níveis mínimo e máximo do estoque para programar as compras. Você precisará de uma gestão de estoque impecável para atender seu público e evitar “dinheiro parado”.

 

Tenha fornecedores estratégicos

Por fim, para ter um planejamento 2021 seguro, com as compras organizadas, você precisa de bons fornecedores. A relação deve ser estratégica para que seu negócio não fique na mão em nenhum momento. 

 

Ao planejar suas compras e fazer o levantamento das necessidades do negócio, considere também a busca por fornecedores. Eles devem atender bem a três fatores: prazo, preço e confiança.

 

Portanto, em primeiro lugar, peça orçamentos. Veja não só preços, mas também a disposição para negociação e as condições de pagamento. Se você precisar de um insumo, mas depender do pagamento do seu cliente para pagar o fornecedor, ele pode aguardar? Além disso, discuta prazos de entrega, inclusive em situações de emergência.

 

Por fim, um bom fornecedor é sempre confiável. E cumpre exatamente o que foi acordado quanto a preço, prazo e qualidade.

 

Para um bom planejamento 2021, a organização das compras deve passar pelas tendências, pelo estoque e por fornecedores estratégicos.

Você conhece a Fennix Distribuidora? Nós distribuímos com exclusividade produtos de grandes marcas e de altíssima qualidade, superando as expectativas de nossos clientes.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp