4 erros comuns na hora de escolher fornecedores de alimentos

Bons fornecedores de alimentos são um meio de garantir produtos de qualidade e de variedade, além da satisfação do cliente. Por isso, é preciso escolher a dedo quem abastecerá seu estabelecimento. Mas, mesmo diante da importância disso, muitos empresários cometem erros primários na hora da escolha.

Por isso, pontuamos 4 erros comuns na hora de escolher fornecedores de alimentos e como evitá-los!

 

Erros comuns na hora de escolher fornecedores de alimentos:

 

Buscar poucos fornecedores

O primeiro erro básico na hora de escolher fornecedores de alimentos é buscar poucos fornecedores. Nós entendemos que o empreendedor não tem tanto tempo disponível. Mas a pressa nesse ponto pode trazer muitos prejuízos. Quem busca poucos fornecedores de alimentos aceita propostas que nem sempre são vantajosas.

Com poucas opções em mãos, você tem mais chances de desperdiçar uma oportunidade excepcional. E, provavelmente, ela cairá nas mãos da concorrência. Em outras palavras, você perde duas vezes. O ideal é ter em mãos alguns orçamentos com escopo semelhante.

 

Avaliar somente o preço

Com os orçamentos em mãos, muitos empresários acham que basta avaliar o preço. Apesar de ter impacto na lucratividade do negócio, o preço não é o único fator que deve ser considerado. Escolher fornecedores de alimentos baratos nem sempre é a prática mais indicada. No mesmo sentido, escolher os mais caros não é sinal de qualidade garantida.

O importante é avaliar o que é prioridade para você. Alguns aspectos que precisam ser considerados:

  • Qualidade dos produtos.
  • Experiência do fornecedor com o setor alimentício.
  • Flexibilidade de condições.

 

Dessa forma, você terá subsídios para tomar uma decisão mais satisfatória. Uma dica final é: desconfie de preços muito abaixo do mercado.

 

Ignorar o histórico do fornecedor

Seguindo a linha de tentar garantir a máxima qualidade, não se escolhe fornecedores de alimentos sem ver o histórico e a reputação. Já pensou se a maior parte dos clientes anteriores teve experiências negativas? É provável que existam razões para isso. 

Uma empresa que possui má avaliação em redes sociais e em sites de reclamação certamente peca em algum ponto. Pode ser má qualidade de produtos, péssimo atendimento ou relacionamento com o cliente. O motivo também deve ser considerado, claro. 

Por isso, na hora de escolher fornecedores de alimentos, peça recomendações a outros profissionais da área. Pesquise a reputação da empresa no mercado para ter uma visão clara de quem será a outra parte no contrato.

 

Não analisar a capacidade de entrega

De que adianta um fornecedor oferecer excelentes condições de pagamento e compra, ou produtos de qualidade, se ele não tem capacidade de entrega? Para evitar dores de cabeça, é preciso avaliar essa capacidade antes de escolher fornecedores de alimentos. A empresa precisa fornecer todos os itens que você contratou, afinal.

De preferência, não só entregar o que foi contratado, mas entregar dentro do prazo e nas especificações solicitadas.

 

Dicas práticas de como evitar os erros

Para evitar os erros na hora de escolher os fornecedores de alimentos, você deve ter ações estratégicas. Afinal, quanto melhor seu fornecedor, maior suas chances de vendas. Mais vendas é sinônimo de maior faturamento e, consequentemente, de crescimento da empresa.

Veja a seguir algumas dicas:

 

  • Avalie a contratação de uma distribuidora de confiança para reduzir o número de fornecedores. Se ela trabalha com grandes marcas, isso garante minimamente a qualidade e a variedade dos produtos alimentícios.
  • Não deixe o fornecedor livre demais para atender ao seu pedido. Esteja presente para corrigir eventuais problemas e mantenha-se disponível para trocas e outras demandas.
  • Mantenha os dados dos seus atuais fornecedores sempre atualizados, mas não se apegue. Você pode ter que trocar de fornecedor caso os seus apresentem queda de rendimento.
  • Avalie a performance do fornecedor e o cumprimento de prazos de entrega com clientes anteriores.

 

Na hora de escolher fornecedores de alimentos, você deve ter atenção à reputação da empresa. Preço deve vir aliado à qualidade do produto e do serviço prestado. Uma forma de diminuir os erros é contar com o auxílio de uma distribuidora confiável, como a Fennix.

Conheça a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp