Hábitos de consumo por região: o que mudou após o coronavírus?

Os hábitos de consumo retratam tudo aquilo que determinada população mais consome. Inúmeras pesquisas setorizadas acontecem anualmente para entender os produtos e os serviços preferidos. Mas tivemos algumas mudanças e novidades com a pandemia do novo coronavírus.

A seguir, pontuamos a importância de entender os hábitos de consumo de sua região. Além disso, falamos brevemente dos hábitos de consumo alimentício no Brasil e dos novos padrões trazidos pela pandemia. Confira!

 

Como entender os hábitos de consumo de sua região

Por que é importante entender os hábitos de consumo de sua região? Porque eles trazem informações importantes sobre o comportamento do seu público-alvo. Com isso, você consegue utilizá-las para tomar decisões mais inteligentes. Isso significa direcionar as ações considerando seus clientes e se antecipar para atender às necessidades deles.

 

Para que isso aconteça, a melhor forma é conduzir uma pesquisa de hábitos de consumo. É com ela que você pode conseguir dados e insights para potencializar as ações realizadas em seu negócio.

 

Você precisa separar os aspectos que devem ser considerados na pesquisa. Entre os pontos fundamentais, estão:

 

  • Fatores que influenciam nas decisões de compra.
  • O que, quando, com que frequência e onde os consumidores compram.
  • Formas de pagamento preferidas.
  • O que se pesquisa antes da compra.

 

Os hábitos de consumo no Brasil

A transformação digital trouxe muitas novas formas de relação pessoal e profissional. Na relação com consumidores, as empresas também tiveram que se adequar à nova era. Isso significa incorporar de vez a tecnologia para usufruir de sua velocidade e de seu conforto.

 

Se você parar para pensar em seus próprios hábitos de consumo, verá que as compras feitas pela internet aumentaram. No mesmo sentido, as formas como pode pagar por um serviço são inúmeras. Você pode, também, fazer uma boa pesquisa na internet para comparar preços, prazos de entrega e outros fatores.

 

Seu público-alvo também é assim. Os consumidores mudaram e hoje têm um novo perfil. Querem tudo com agilidade, ótimo atendimento, conforto e qualidade.

 

Pensando por outro aspecto, os hábitos de consumo alimentar também vêm mudando. A tecnologia propiciou um encurtamento de fronteiras. A tapioca e o açaí, por exemplo, ganharam popularidade, e hoje estão na mesa de brasileiros de norte a sul. O que muda é a forma de consumo.

 

Graças à nossa variedade de cultivo, solo e clima, cada região possui costumes e hábitos próprios.

 

Hábitos da região Norte

Os hábitos alimentícios da região Norte seguem bastante a influência indígena local. A mandioca exerce papel predominante porque é a base de muitos pratos, inclusive goma de tapioca, beiju e mingaus.

 

Esses alimentos estão sempre presentes em cafés da manhã, almoços ou jantares. Há, também, bastante consumo de peixes, que acompanham arroz, feijão e vegetais. Nutricionistas apontam que os brasileiros dessa região têm bons hábitos de consumo alimentar, porque fazem refeições completas e nutritivas.

 

E quando pensamos no outro aspecto, que considera os hábitos de compra e as compras online? O padrão de comportamento é semelhante ao do restante do Brasil. A exigência por qualidade e agilidade existe em qualquer lugar do mundo.

 

A mudança de hábitos com a pandemia

O advento da pandemia do novo coronavírus trouxe a necessidade de manter um distanciamento físico entre as pessoas. Alguns estabelecimentos ficaram fechados por meses, e todo esse contexto mudou bastante os hábitos de consumo.

 

Um ponto relevante notado por qualquer segmento econômico foi o uso da internet para consumo. Muitas empresas criaram seu próprios aplicativos para ofertar seus produtos e serviços. Outras, se aproveitaram de marketplaces famosos.

 

Um estudo conduzido pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) trouxe dados interessantes. Por exemplo:

 

  • A frequência de idas a bares, restaurantes e shoppings centers após retomada das atividades será menor (cerca de 46% dos entrevistados).
  • Os serviços de delivery serão adotados com mais frequência (30% dos entrevistados).
  • As compras pela internet serão mais frequentes (30% dos entrevistados).
  • As viagens serão menos frequentes (37% dos entrevistados).

 

Diante desses dados, é possível estimar que os hábitos de consumo dos brasileiros envolverão necessariamente a internet. Mais um motivo para os empresários oferecerem facilidades, como apps, para o público-alvo.

 

Os hábitos de consumo devem ser frequentemente estudados. Mudanças sociais bruscas, como a pandemia, causam alterações na forma como se compra e se vende. Por isso, é interessante estar sempre antenado com as novidades para oferecê-las ao seu público.

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