As 6 maiores tendências para seu restaurante!

Qual a maior tendência para seu restaurante da atualidade? É difícil pensar nisso, considerando que as previsões anteriores foram prejudicadas pela pandemia. No entanto, podemos tomá-las como referências para entender quais as possíveis tendências para 2021.

Sejam quais forem, podemos ter certeza de que a qualidade do atendimento e dos produtos seguirá sempre em alta.

Confira 6 grandes tendências para seu restaurante!

1) Ghost restaurant

Uma das formas de driblar a crise do novo coronavírus foi o serviço de delivery, certo? A estratégia já tinha provado seu valor nos anos anteriores, mas agora ela trouxe uma tendência para restaurante: ghost restaurant (ou “restaurante fantasma”).

A ideia desse novo modelo de negócio é simples: funcionar exclusivamente para delivery. Não existe um espaço físico para receber clientes, mas somente para fazer os pratos. Sem dúvida, é um modelo com custo bem mais baixo e que atende a uma demanda crescente do público.

 

Alimentação vegana e vegetariana

Uma das tendências para seu restaurante que começou há alguns anos é a alimentação vegana e vegetariana. Recentemente, porém, esse “cardápio” ficou muito popular por ser atrelado a um estilo de vida mais saudável

Se você possui um restaurante, sem dúvida precisa seguir essa tendência e começar a oferecer opções de alimentos sem carne e sem origem animal. A demanda é grande, mesmo entre aqueles que não retiraram a carne do cardápio.

Por isso, considere a alimentação vegana e vegetariana na sua próxima compra. Mas não se esqueça de prezar por alimentos de qualidade. Em geral, esse público é ainda mais exigente.

 

Experiência do cliente em foco

Você já ouviu falar em Customer Experience? Essa estratégia coloca a experiência do cliente no centro do negócio. Isso significa que todos os pontos de contato do consumidor com sua marca devem oferecer uma experiência valiosa.

A experiência do cliente é uma grande tendência para restaurante, porque está cada vez mais difícil ter a atenção do consumidor. No entanto, se você apresenta diferenciais, suas chances aumentam. As pessoas estão mais dispostas a pagar mais por uma boa experiência de compra. Em sentido contrário, a maior parte dos clientes não voltaria a um restaurante se não fosse bem atendida.

Por isso, dê especial atenção ao atendimento e ao relacionamento com o cliente em todas as etapas.

 

Cardápios informativos

Você possui algum prato sem glúten? Há opções para pessoas que não ingerem leite e seus derivados? Atualmente, muitas pessoas têm restrições em dietas, seja por alergia ou por intolerância. Você utiliza somente produtos orgânicos? De onde vem a maior parte de seus produtos?

Nos dias de hoje, os consumidores estão mais conscientes sobre a alimentação. Existem aqueles com restrições alimentares, aqueles que só comem produtos orgânicos e os que se preocupam com sustentabilidade.

Por isso, o empresário que dá essas informações aos clientes sai na frente dos demais. Transparência é uma característica muito apreciada. Para isso, você pode utilizar cardápios informativos, uma grande tendência para restaurante. Neles, os menus têm a descrição dos pratos e informações sobre a origem dos ingredientes, bem como seus diferenciais. 

 

Tecnologia é tendência para restaurante

Autoatendimento, análise de dados do delivery e cardápio eletrônico. A tecnologia traz uma série de tendências para restaurantes que você pode adotar em seu negócio.

Quanto ao autoatendimento, muitos clientes se sentem incomodados com a presença constante dos garçons ou atendentes. Para resolver isso, eles podem realizar o próprio pedido por meio de uma interface personalizada. Totens de autoatendimento e tablets com aplicações/softwares próprios já fazem parte da realidade de muitos estabelecimentos. Eles também utilizam cardápio eletrônico para agilizar o atendimento e diminuir erros.

A análise de dados do delivery também é uma tendência para restaurante que deve ganhar mais espaço. Os sistemas de delivery geram dados interessantes que podem servir para a tomada de decisões: localização, ticket médio e pratos mais pedidos por exemplo. Não à toa, o McDonald’s já utiliza a estratégia.

 

Cozinha regional

Por fim, uma última tendência para restaurante que também já vem ganhando espaço é a cozinha regional. Está muito conectada ao conceito de cozinha afetiva, que trabalha com memória e afetividade dos clientes. E é uma estratégia interessante para quem deseja se diferenciar no mercado.

Ela também se conecta ao conceito de experiência do cliente, porque a proposta é levar uma experiência completa. Pratos típicos do local, decoração diferenciada e serviço coerente com a região na qual se inspira são itens obrigatórios.

Encontrar as tendências para seu restaurante que mais se adequam ao seu negócio é uma boa ideia para se diferenciar. Seja focando na qualidade dos produtos ou no atendimento, é possível reunir vários elementos para ter um negócio ainda mais competitivo.

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