As 4 melhores técnicas de merchandising para supermercado

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Alavancar as vendas no supermercado em meio a uma crise econômica é um grande desafio para o gestor. E ao contrário do que muitos pensam, investir em estratégias de marketing é bastante eficaz.

 

Conheça algumas técnicas de merchandising para aplicar em seu estabelecimento!

 

4 técnicas de merchandising para alavancar as vendas no supermercado

O merchandising é uma ferramenta de marketing que traz ações voltadas para uma melhor colocação do produto no mercado. Sua função é torná-lo mais competitivo e atraente para o consumidor. 

 

Por isso, é fundamental pensar em técnicas de merchandising para alavancar as vendas no supermercado. Confira a seguir 4 delas!

 

Coloque música no ponto de venda

A música influencia o comportamento do consumidor. Tenha absoluta certeza de que seus clientes reparam no som do estabelecimento. Um som agradávelconforto e tranquilidade. Mas tenha o cuidado de alinhar o gênero à sua proposta de negócio e ao seu público-alvo.

 

O ritmo da música também é importante: se a ideia é fazer com que eles fiquem mais tempo no supermercado, evite as músicas animadas. Elas alavancam as compras rápidas e por impulso. São ótimas para fast food, por exemplo. Para seu supermercado, as músicas mais lentas e tranquilas são mais indicadas.

 

Utilize o marketing sensorial 

Você já pensou em aromatizar as seções do supermercado, explorando lembranças e desejos do consumidor a partir do olfato? Se feito com cuidado, o marketing sensorial é uma das ótimas técnicas de merchandising que você pode utilizar para alavancar as vendas.

 

Sua ideia é simples: explorar os sentidos do público de forma a despertar sensações que o levam a uma maior intenção de compra. Em geral, a decisão de compra se conecta mais aos estímulos instantâneos, então provocá-los é uma boa ideia. São momentos que valorizam a experiência do cliente e que podem levá-lo à compra.

 

Por isso, explore a visão, escolhendo cores compatíveis com seu objetivo. O azul acalma, ao passo que o laranja aconchega. Considere também a audição, como acabamos de apontar. A música certa traz sensações interessantes. Ao mesmo tempo, oferece pequenas amostras para aguçar o paladar (e melhorar o humor dos clientes).

 

São pequenos investimentos que podem fazer a diferença.

 

Aposte no cross-merchandising

O cross-merchandising, como pontuamos em outro texto do blog, é uma estratégia de combinação de produtos nos pontos de venda. O objetivo é estimular o consumidor a realizar uma compra em conjunto. Essa é uma das boas técnicas de merchandising. E não se confunde com a venda casada, ação proibida pelo Código de Defesa do Consumidor

 

Na prática, você pode associar produtos a experiências. Por exemplo, criar o cenário de uma mesa de café da manhã para o dia dos namorados, vendendo itens próprios à situação – como pães, flores e chocolate.

 

Você pode, também, fazer o live marketing, que se traduz na degustação de produtos. Ou, ainda, fazer associação entre produtos que combinam – como queijos e vinhos, carvão e carne, macarrão e molhos.

 

Aposte em uma “publicidade visual”

Nós pontuamos anteriormente que o uso de marketing sensorial é uma das técnicas de merchandising muito eficientes. No tocante ao sentido da visão, podemos dizer que a “publicidade visual” assume um papel muito importante para alavancar as vendas.

 

Ela não diz respeito somente ao uso de cores. Traz a importância de outros aspectos, como:

 

  • layout do supermercado;
  • identidade visual da marca;
  • organização e distribuição de produtos.

 

Se você quer ter bons resultados, fique atento à arquitetura do seu local. Ela deve ser compatível com a identidade do negócio e com as especificidades das mercadorias. A iluminação e o layout também são fundamentais, assim como a acessibilidade. 

 

Para alavancar as vendas no supermercado, é preciso adotar boas técnicas de merchandising para estimular o consumo. No entanto, se ela for bem executada, você precisará também ter mais atenção ao estoque devido ao crescimento da demanda

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