Tendências de consumo 2021: fique atento ao seu cliente

Como ficará o consumo em 2021? No próximo ano, será que ainda veremos o comportamento que os consumidores assumiram na pandemia? Sem dúvida, algumas tendências de consumo para 2021 são continuações de 2020. Mas há novidades que você deve conhecer para aplicar no atendimento aos clientes.

Conheça!

 

Tendências de consumo 2021

O momento conturbado pelo qual passamos trouxe muitas reflexões aos consumidores de todos os segmentos. O mercado imobiliário viu crescer uma demanda por lugares mais espaçosos, devido ao home office. Os restaurantes tiveram que se adaptar ao delivery. Supermercados investiram em aplicativos.

 

Toda essa mudança despertou muitos sentimentos e novos comportamentos para o consumo 2021. Continue lendo e descubra quais são eles.

 

Empatia

O fortalecimento dos vínculos afetivos e emocionais ocorreu intensamente em 2020 devido à pandemia e ao distanciamento social. E isso não se deu somente entre pessoas, mas também entre pessoas e marcas. 

 

Empresas que se posicionaram publicamente ou que fizeram ações sociais conseguiram fidelizar clientes com essas práticas. E elas se baseiam em uma palavra: empatia, ou a habilidade de se colocar no lugar do outro.

 

Isso significa que uma ação decepcionante pode afastar o consumidor da sua marca. Portanto, fique atento aos movimentos que estão acontecendo e coloque o discurso em prática.

 

Sustentabilidade e meio ambiente

Outra tendência de consumo 2021 já vem ganhando terreno há alguns anos. A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade também influencia no hábito do consumidor. A aposta na economia circular é real, porque diminui o uso dos recursos naturais e promove a reciclagem.

 

Adotar práticas sustentáveis e de consumo consciente é uma boa forma de atrair o cliente.

 

Tecnologia

O uso de tecnologia no comércio cresceu muito. Inteligência artificial e suas derivações, mídias sociais, tudo isso faz parte do dia a dia da empresa. Além de facilitar os processos internos, as ferramentas podem aproximar o cliente da sua marca.

 

Por isso, trace estratégias para utilizar soluções de atendimento e de suporte, sempre com foco no cliente.

 

Perfis de consumidor

Além das tendências de consumo 2021, o empresário deve entender melhor os perfis de consumidor. Dessa forma, consegue pensar ações que considerem suas características, ao mesmo tempo que assumem tais tendências.

 

Um report sobre consumidor 2021 publicado pela WGSN aponta um grande aumento das automações, o envelhecimento da população e outros insights. Com esses dados, ela desenhou três tipos de consumidor:

 

  1. Compressionalistas: pessoas ansiosas e exaustas que querem agarrar e resolver tudo. Por isso, é preciso facilitar a organização, oferecendo e-commerces e auxiliando no processo de compra.
  2. Guardiões da empatia: pessoas que enxergam além (o contrário dos haters) e colocam outras pessoas acima do lucro. Empresas com humildade intelectual, transparência nas ações e marketing com propósito se dão bem.
  3. Criadores de mercado: pessoas ativas que criam as próprias oportunidades, que podem ser atingidas com a cocriação. Marcas que trabalham junto com o consumidor se destacam.

 

Consumidor de 2022

Mal entramos em 2021 e já estamos pensando no consumidor de 2022? Sim. As tendências de consumo 2021 certamente perdurarão no tempo. Por isso, a WGSN também trouxe os perfis e os sentimentos do consumidor do futuro.

 

Eles sofrem impacto em relação às tendências de consumo em 4 principais sentimentos:

 

  • Resiliência equitativa, que é a capacidade de se adaptar às adversidades e resistir. Ela se transforma em prioridade emocional, e as pessoas passam a se abrir para seus próprios sentimentos.
  • Dessincronização social, em que pessoas fazem as mesmas coisas em tempos diferentes. Isso pode causar fragmentação em comunidades e falta de interação entre pessoas.
  • Medo decorrente do cenário de incertezas, especialmente as ambientais e as financeiras.
  • Otimismo radical, que traz sensação positiva de prazer e de alegria.

 

Considerando esses sentimentos, a WGSN listou três perfis de consumidor 2022. O primeiro são os estabilizadores (Millennials, Geração Y e Geração X). Eles priorizam equilíbrio e aceitação radical, preferem produtos e serviços que trazem calma e simplicidade.

 

O segundo são os comunitários (Millennials e Geração X). Eles não fincam raízes em carreiras, mas em suas comunidades, e valorizam negócios locais. Se você lançar uma plataforma digital de negócios de um bairro, ficará bem com eles.

 

Por fim, os novos otimistas (Geração Z e Baby Boomers), que prezam pela felicidade, pela representação para todos e pelo poder do coletivo. Um comércio em livestream faria muito sucesso!

 

As tendências de consumo 2021 ditarão as ações de empresas que desejam se aproximar dos clientes. Essa relação, quando alimentada ao longo do tempo, é fundamental para os negócios.

Para atender às tendências, é sempre importante ter uma rede de parceiros confiáveis, como a Fennix Distribuidora. Conheça!

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