Como inovar em restaurante em 4 passos

Inovar em restaurante é encontrar pratos exóticos? É utilizar a tecnologia em todos os pontos de contato com o cliente? Inovar é tornar novo, fazer algo que não era feito antes. Nem sempre, portanto, significa adotar tecnologias ou ser tão diferente assim.

 

Na era da transformação digital e da economia da atenção, inovar é focar na experiência do cliente, oferecendo produtos de qualidade. Veja 4 passos para inovar em restaurante!

 

4 passos para inovar em restaurante

Explorar o propósito da sua marca

A marca é a representação simbólica de seu restaurante. Provavelmente, você já tem uma que é condizente com o seu propósito. Propósito, valores, missão. Tudo isso é importante na hora de se comunicar com o público-alvo. Por isso, se você quer inovar em restaurante, explore o propósito da sua marca.

 

Vamos dar um exemplo simples. Imagine dois vendedores de suco, com propósitos semelhantes de ter um produto sustentável e orgânico, sem adição de açúcar. Eles se preocupam com o meio ambiente e com um processo produtivo que respeite a natureza.

 

Na caixinha de um, vêm as informações básicas do suco e só. No outro, eles se comunicam com o cliente, falam que são uma empresa focada em sustentabilidade. Contam que pensaram no produto com todo o carinho para beneficiar o consumidor sem prejudicar a natureza.

 

Qual você acredita que traz algo diferente e que pode aumentar as vendas? Sem dúvida, o segundo caso. Porque comunica o propósito da marca, e o consumidor se identifica com isso. A experiência do cliente, ao consumir aquele suco, será completamente transformada.

 

Em outras palavras, seu propósito pode cativar um consumidor e fazer com que ele tenha uma experiência melhor.

 

Construir autenticidade

Um empreendimento autêntico é uma maneira interessante de inovar em restaurante. Isso pode se relacionar aos produtos que você oferece em seu cardápio, à decoração e a outros aspectos.

 

Quanto ao cardápio, é possível optar por focar em uma cozinha, que pode assumir vários estilos. Você pode oferecer comida asiática ou apenas chinesa e japonesa. No entanto, pode investir em variações, combinando-as com cozinha brasileira, ou se manter fiel às tradições daqueles países. 

 

O que importa é transmitir autenticidade no cardápio e deixar claro para os consumidores o que você oferece. Para isso, crie um prato que só existe em seu restaurante. Se ele cair nas graças do público, você terá muito sucesso.

 

Outra opção é trazer uma descontração para seu estabelecimento. Restaurantes com decorações temáticas não são tão comuns e chamam muita atenção. Você transmite sua especialidade não só no cardápio, mas também na estrutura física. Já pensou em reunir toda essa autenticidade com o propósito da sua marca?

 

Focar na experiência do cliente

Para inovar em restaurante, comércio de roupas ou qualquer segmento, o cliente deve estar no centro das ações. Focar na experiência do público-alvo é o que determina o sucesso ou fracasso de um empreendimento. 

 

O primeiro passo é você saber o seu tamanho. Seu pequeno restaurante é famoso no bairro por oferecer um prato que ninguém encontra em outro lugar do mundo? Esse é um diferencial. Basta aliar isso à possibilidade de proporcionar aos clientes, que saem de todos os cantos da cidade, uma experiência memorável

 

E isso pode ser feito com ações simples. Por exemplo, o próprio dono conversar com cada cliente, contar a história do prato (storytelling vende bastante). E também ter uma equipe de atendimento excelente.

 

Criar ações de fidelização para inovar em restaurante

Inovar em restaurante, pensando na experiência do cliente, tem muitos desdobramentos. Um deles é criar programas de fidelidade que vão além do prato grátis após X consumidos. Isso significa estudar as necessidades do cliente para entender como melhorar sua experiência. 

 

E como fazer isso? Envolvendo o cliente diretamente para ouvir o que eles desejam. Faça pesquisas para entender o que eles esperam em um programa de fidelidade, quais são as demandas e as expectativas. Assim, eles ficam mais satisfeitos com sua marca.

 

Inovar em restaurante é dar aos clientes a melhor experiência possível. Seja na comida autêntica, na comunicação de propósito ou nas ações de fidelização, seu foco é sempre seu público-alvo. 

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