Como organizar um minimercado: 4 fatores para levar em conta

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Organizar um minimercado é uma prática fundamental do seu negócio. Ela impacta diretamente o marketing e as vendas. Já reparou como certos produtos estão sempre próximos ao caixa, como as guloseimas? A disposição das mercadorias, bem como a apresentação dos preços, é um elemento que influencia nessa organização. 

 

Por isso, apontamos a seguir 4 fatores para você considerar ao organizar um minimercado. 

 

Som ambiente ao organizar um minimercado

Sim. Esse pode parecer um fator supérfluo quando você pensa em organizar um minimercado. No entanto, a música influencia no comportamento dos seus clientes, sabia? Por esse motivo, é um dos fatores importantes para considerar no seu negócio.

 

Uma música agitada e animada, por exemplo, é ótima para alavancar as compras rápidas e por impulso. Por isso, servirá bem para um fast food. Se você quer que o cliente passe mais tempo no seu minimercado, opte por músicas tranquilas e lentas. Elas trazem uma sensação de conforto e tranquilidade. 

 

Apresentação dos preços

Você costuma dar destaque às ofertas da semana com cartazes no interior da loja? Seus produtos promocionais ficam no início dos corredores de cada categoria? Se sim, você está adotando boas práticas de apresentação dos preços para organizar um minimercado.

 

É fundamental considerar que um cliente está sempre em busca dos melhores preços para suas compras. Principalmente se forem cotidianas, pois elas pesam mais no orçamento mensal. Diante disso, o gestor deve convencê-lo de que a melhor opção é o seu minimercado. 

 

Essas duas perguntas que fizemos são boas maneiras de gerar uma percepção positiva no consumidor. No entanto, há também outras formas de organizar os preços e chamar a atenção do cliente. Veja:

 

  • Tenha cuidado com a iluminação, porque o cliente desistirá facilmente se não conseguir enxergar os preços.
  • Confira se existem produtos sem preço (e corrija o erro imediatamente, se for o caso).
  • Apresente os preços em letras legíveis.

 

Posição dos caixas

Os caixas de atendimento também são um fator importante ao organizar um minimercado. Uma das queixas mais comuns dos clientes é exatamente a demora para pagamento. O desconforto na fila de espera pode fazer um consumidor desistir da compra, e isso é grave.

 

Além disso, os caixas mal posicionados podem prejudicar a circulação de pessoas na loja e a visibilidade das prateleiras. Por isso, dê especial atenção para esse fator na hora da organização física do espaço.

 

E, claro, não se esqueça da saúde física dos funcionários. Os operadores de caixa manuseiam objetos pesados e realizam movimentos repetitivos. Por isso, devem estar confortáveis e alocados conforme as normas de saúde e de segurança do trabalho

 

Organização dos produtos

Quando pensamos em organizar um minimercado, não temos em mente apenas a praticidade. É preciso considerar o controle de estoque, a otimização das vendas e outros pontos. 

 

Nesse sentido, você pode adotar o cross merchandising, uma estratégia de combinação de produtos nos pontos de venda. Essa prática estimula o cliente a fazer uma compra em conjunto. Isso pode se dar por meio da associação de produtos a experiências – como criar o cenário de uma mesa de café da manhã para o Dia dos Pais. É também possível associar produtos geralmente consumidos juntos, como queijos e vinhos.

 

Além do cross-merchandising, veja outras boas práticas para organizar os produtos:

 

  • Mantenha mercadorias específicas do público infantil ao alcance das crianças, porque estas influenciam na decisão de compra dos pais.
  • Distribua produtos estratégicos próximos ao caixa, aqueles comprados por impulso (produtos de menor preço).
  • Coloque os produtos de primeira necessidade no fundo do minimercado, para fazer com que o cliente percorra todo o espaço. 

 

Ao organizar um minimercado, você deve considerar o espaço físico e as técnicas de merchandising. Dessa maneira, consegue dar mais conforto aos consumidores e otimizar suas vendas.

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