Como atrair mais clientes para o seu supermercado? Aprenda aqui!

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Um bom gestor está a todo momento pensando em como atrair mais clientes para seu supermercado. Existem estratégias para captar novos consumidores e para fidelizar os antigos, certo? Mas, em qualquer um dos casos, é preciso chamar esse público. 

 

A seguir, apresentamos algumas táticas que você pode implementar para atrair mais clientes. Confira!

 

Adote técnicas de merchandising para atrair mais clientes

As técnicas de merchandising para supermercado são voltadas para atrair o consumidor. Por conceito, o merchandising é um conjunto de ações para proporcionar uma melhor colocação do produto no mercado. Suas estratégias são capazes de alavancar as vendas, inclusive.

 

Veja algumas boas técnicas para adotar no seu estabelecimento: 

 

  • Utilize o marketing sensorial (explorar os sentidos do público) para provocar estímulos instantâneos que levam à compra.
  • Coloque música no ponto de venda, pois ela influencia no comportamento do consumidor no seu supermercado.
  • Aposte no cross merchandising (estratégia de combinação de produtos) – seja pela associação de mercadorias a experiências, seja entre produtos que combinam.
  • Utilize a “publicidade visual”, com emprego das cores corretas e um bom layout do supermercado.
  • Inclua o live marketing (degustação de produtos) nas suas estratégias.

 

Tenha um espaço físico organizado e atraente

A arquitetura do seu local define sua capacidade de atrair mais clientes. O pensamento é bem simples. Imagine que você está de frente para dois restaurantes de comida italiana que apresentam pratos e preços semelhantes. O ambiente mais bonito certamente será decisivo. O cliente do seu supermercado também pensa assim.

 

Por isso, dê atenção ao layout do seu espaço, à identidade visual da marca e à organização dos produtos. Se sua proposta é trabalhar com as melhores marcas do mercado, seu supermercado deve estar compatível com ela. Considere também uma boa iluminação e a acessibilidade.

 

Mas a beleza não é o único elemento que pode atrair mais clientes. Considere tudo aquilo que se torna um diferencial. Quais vantagens você apresenta em relação à concorrência? No que você se destaca? Veja algumas ideias para tornar seu supermercado mais atraente:

 

  • Utilize técnicas de “preço psicológico” – como “Leve 3, pague 2” (preço por quantidade), contraste visual nas promoções, um centavo a menos no preço etc. 
  • Ofereça um atendimento de excelência, rápido, prestativo e atencioso.
  • Venda itens por preços competitivos em relação à concorrência.

 

Experimente ampliar seu horário de funcionamento

Você já chegou em casa no domingo à tarde e viu que a despensa estava vazia? Ou então em cima da hora resolveu receber os amigos, e pedir comida ficaria muito caro? Esse é o momento em que você pensa que precisa ir ao supermercado. Mas há uma grande frustração, porque está fora do horário de funcionamento.

 

Essa é uma situação corriqueira na vida de muitas pessoas. E você, como gestor, pode se preparar para atrair mais clientes se aproveitando dela. Que tal ampliar seu horário de funcionamento? É comum vermos supermercados fechados após 12h ou 14h nos domingos. Faça alguns testes e veja se o resultado é bom!

 

Ofereça promoções fáceis de entender

Um consumidor pode passar bons minutos passeando pelas prateleiras do supermercado e escolhendo os produtos. São muitas informações ao mesmo tempo, mas algo vai chamar a atenção dele: promoções fáceis de entender.

 

Sua oferta não deve ser somente uma boa oferta. O cliente precisa compreender o que ela significa. A conhecida promoção que utiliza preço por quantidade é uma delas. O recado é simples: “Leve X, pague Y”. O consumidor já sabe que poderá economizar no produto, especialmente se for algo que usa sempre. Por isso, seja claro para atrair mais clientes.

 

O maior desafio de um gestor de supermercado é pensar em estratégias para alavancar suas vendas. Existem boas práticas que podem atrair mais clientes e melhorar a rentabilidade do negócio. Vender produtos de ótima qualidade é uma delas.

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