Entenda como fidelizar um cliente

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Fidelizar um cliente, embora não seja uma tarefa fácil, é necessário. Empresários que conseguem atuar bem com a retenção de clientes já conquistados aproveitam muitos benefícios. Afinal, existe confiança entre o consumidor e a empresa, e esse é o primeiro passo para novas compras. Entenda a seguir como fidelizar um cliente!

 

Por que a fidelização de clientes é importante?

Vejamos a análise da Harvard Business Review sobre captação e fidelização de clientes. Segundo o estudo, dependendo da indústria, adquirir um novo cliente é de 5 a 25 vezes mais caro que fidelizar um cliente.

 

Há ainda outro estudo interessante, uma pesquisa da Bain & Company, sobre retenção de consumidores. Ela revela que o aumento da taxa de retenção em 5% eleva a lucratividade em até 95%.

 

Esses dois motivos já são suficientes para explicar a importância da fidelização de clientes. Mas pontuamos a seguir alguns benefícios notórios:

 

  • O valor gasto na compra recorrente tende a ser mais alto (aumento do ticket médio).
  • A receita passa a ser previsível devido à frequência de compra dos clientes.
  • O feedback sobre seus produtos e serviços será mais honesto e preciso.
  • Um cliente fiel compra de novo, porque não precisa ser convencido.
  • As indicações para terceiros são espontâneas e frequentes.

 

Como encantar e fidelizar um cliente?

Para fidelizar um cliente, é preciso trabalhar com a satisfação constante. Essa é a premissa do chamado “Sucesso do Cliente” (Customer Success). Por meio de técnicas e práticas, é possível encantar seus consumidores. Pontuamos algumas abaixo!

 

1. Entregue valor desde o início

Você já atraiu o cliente para fazer a compra do seu produto ou serviço. O passo mais difícil foi dado, que é conseguir um novo consumidor. E depois? É fundamental se empenhar para entregar valor desde o início dessa relação. 

 

O cliente está dando os primeiros passos com sua solução e deve perceber o valor dela. O jeito mais fácil de compreender isso é o e-commerce. Se você efetuou uma venda pelo aplicativo, garanta uma entrega rápida e descomplicada. Ele se sentirá seguro de ter feito uma ótima aquisição.

 

2. Cuide do suporte

O suporte é um dos pontos-chave para fidelizar um cliente. Certamente, você não deseja que algo dê errado nessa relação. Mas, caso ocorram falhas (que são naturais), é preciso corrigi-las.

 

Imagine que, por algum descuido da equipe de estoque, um produto fora da validade tenha ido parar nas prateleiras. E se o consumidor perceber o fato só em casa? O melhor a fazer é dar suporte para que ele realize a troca sem complicações. Rapidez e dinamicidade na resolução do problema são fundamentais.

 

Se for um produto ou serviço passível de autoatendimento, melhor ainda. Invista em autonomia para aqueles que gostam dela. Afinal, às vezes, o cliente só quer tirar uma dúvida.

 

3. Atue em cima dos feedbacks recebidos

Um cliente que já comprou seu produto teve algum motivo para realizar a compra. Seja pela qualidade dos produtos, seja pela excelência no atendimento, ele escolheu você como fornecedor. Essa importância que ele dá ao seu negócio deve gerar reciprocidade. Na prática, significa você tratá-lo como alguém de suma importância.

 

Nesse contexto, eventuais feedbacks sobre seus produtos devem ser considerados. É claro que há críticas negativas sem qualquer fundamento, e é preciso saber filtrá-las. Mas, na maioria das vezes, os clientes fazem críticas construtivas e sugestões relevantes. Inclusive, por olhar “de fora”, podem trazer insights muito importantes para melhorar seu negócio.

 

Portanto, atue em cima dos feedbacks recebidos para fidelizar um cliente. É uma maneira de atacar problemas que você não notou e de demonstrar à sua clientela que ela é ouvida.

 

Fidelizar um cliente é essencial para o sucesso atual e futuro de sua empresa. Por isso, pense sempre em entregar valor, oferecer suporte e se abrir aos feedbacks. Com essas práticas, será possível manter uma clientela fiel, que continuará comprando do seu negócio!

Outra boa maneira de fidelizar consumidores é oferecer os melhores produtos. Você possui uma distribuidora de alimentos de confiança? Conte com a Fennix Distribuidora!

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