Como entender os hábitos de consumo dos seus clientes?

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Conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes é uma das tarefas fundamentais para garantir o crescimento do negócio. Hábitos de consumo são as tendências apresentadas pelos consumidores ao comprar produtos e serviços. Ao examiná-los, o empresário consegue saber os fatores que influenciam na decisão de compra

 

A partir desse conhecimento, a equipe de marketing compreende quais são as ações mais efetivas para atrair consumidores. Além disso, pode trabalhar melhor a fidelização. Em outras palavras, entender esses hábitos de consumo é uma das chaves para aumentar as vendas. Confira como fazer isso!

 

O que influencia o comportamento do consumidor?

Os hábitos de consumo são influenciados por fatores internos e externos

Nos fatores internos, podemos apontar desejos, necessidades e preferências dos consumidores. Eles variam, em geral, conforme idade, gênero, localização, nível de escolaridade e família. No entanto, os clientes também podem ser afetados por status social, humor, horário e funcionamento cognitivo. 

 

Quanto às influências externas, podemos apontar tudo aquilo que está fora das necessidades e dos desejos individuais. Recomendações de celebridades e influencers, anúncios em redes sociais, tendências atuais e depoimentos de clientes são algumas delas.

Duas questões que influenciam nos hábitos de consumo merecem destaque:

 

  • Cultura: são valores, percepções e preferências que um indivíduo adquire devido à vida em sociedade. A subcultura (religião, região geográfica e grupos étnicos) também deve ser considerada. Tudo isso interfere na percepção de alguns indivíduos sobre marcas e produtos.
  • Posição social: o modo de participação dentro da sociedade e os papéis assumidos perante ela também são relevantes. O indivíduo desempenha uma função nos grupos de referência comportamental (família, trabalho, sociedades religiosas etc.).

 

Como entender os hábitos de consumo dos seus clientes?

Para que o marketing faça uma campanha eficaz, conquistando mais clientes, é preciso entendê-los. Ao compreender os hábitos de consumo, consegue atingir as pessoas certas. Para tanto, é essencial identificar esses fatores que influenciam as decisões de compra.

 

Afinal, mulheres com mais de 70 anos que costumam comprar pela manhã são muito diferentes de jovens universitários. Enquanto o primeiro grupo vê bastante televisão, o segundo está ligado nas redes sociais. Por isso, apontamos a seguir algumas formas de entender os hábitos de consumo de seus clientes.

 

Monitore os hábitos de compra a partir de seus dados

Muitos fatores que influenciam na decisão de compra de seus clientes podem ser monitorados com dados que você tem. Já pensou em analisar seu site para entender as pesquisas dos usuários

 

Se tem um blog, já reparou qual é o texto mais acessado? Com essa avaliação, você começa a rastrear os visitantes para saber o motivo pelo qual eles chegaram até o site. 

 

Outra maneira de fazer esse monitoramento é analisar os dados dos programas de fidelidade. O incentivo que você ofereceu para obter clientes recorrentes pode ter dado certo. Esses programas mostrarão padrões nas vendas que podem ajudá-lo a conhecer melhor seus consumidores.

 

E, claro, não se esqueça das redes sociais. A interação e o engajamento de pessoas são dados valiosos que as próprias plataformas oferecem.

 

Colha mais informações com pesquisas

Você já realizou alguma pesquisa sobre hábitos de consumo de seus clientes? Se não, é uma boa opção para conhecê-los melhor.

 

Elas têm o propósito de reforçar ou modificar as decisões de empresários. Apesar de variarem conforme o objetivo da empresa, sempre oferecem informações que podem potencializar resultados.

 

Como os consumidores agem? De que forma eles compram certos produtos? Quais fatores influenciam suas decisões de compra? Qual é a frequência de compra? Quais são os meios mais utilizados para o acesso à marca? Tudo isso pode ser objeto da pesquisa.

 

A vantagem dessas pesquisas é que elas coletam informações importantes para a tomada de decisões. Veja algumas: 

 

  • Percepção da marca: como o consumidor e as pessoas à sua volta avaliam a empresa e os produtos e serviços ofertados por ela.

 

  • Caracterização: informações específicas sobre faixa etária, gênero, classe e demais grupos.

 

  • Formas de pagamento: método de pagamento preferido pelos clientes.

 

  • Acesso de preferência: site, aplicativo ou estabelecimento físico.

 

  • Frequência de compra: de quanto em quanto tempo o cliente volta a comprar com a empresa.

 

Ao entender os hábitos de consumo de seus clientes, você pode tomar decisões mais assertivas nessa relação. Eles também orientam o posicionamento do negócio e uma eventual revisão nas estratégias de atuação.

A Fennix Distribuidora é uma empresa que nutre excelente relacionamento com seus clientes, porque se propõe a entendê-los. Conheça a Fennix Distribuidora!

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