5 passos para fazer uma logística de distribuição de alimentos

A logística de distribuição de alimentos é uma etapa do processo industrial essencial para a lucratividade de uma empresa. Ela garante a segurança alimentar e a integridade dos produtos até que cheguem ao consumidor final.

 

Por isso, ter uma boa logística é peça-chave para o crescimento e para a reputação de um negócio. Veja 5 passos para ter uma logística de distribuição de alimentos eficiente!

 

Importância da logística de distribuição de alimentos

O que é logística de distribuição de alimentos? É um processo que começa na finalização do produto na linha de produção e termina nos pontos de venda. Entre as ações de logística, estão:

 

  • A embalagem.
  • O armazenamento.
  • O carregamento para transporte.
  • O transporte.
  • O descarregamento no destino.

 

Em cada etapa, há um risco para os alimentos, que deve ser minimizado pela empresa fabricante. Por isso, é importante contar com bons parceiros para fazer a logística, pois é necessário cuidado com armazenamento e transporte.

 

A principal importância dessa logística é sua influência na lucratividade da empresa. Se os produtos chegam aos pontos de venda com suas características originais, ótimo. Assim, não perdem valor de mercado.

 

Caso contrário, ocorrem danos que interferem na segurança alimentar. Dessa forma, eles não podem ser comercializados, o que causa prejuízo na certa!

 

5 passos para fazer uma logística de distribuição de alimentos eficiente

Considerando a importância da logística de distribuição de alimentos, listamos a seguir algumas práticas fundamentais para que ela seja eficiente.

 

Escolha bem a embalagem

Embalagens têm como objetivo proteger os alimentos do meio externo. Os produtores devem se atentar a todos os níveis de embalagem do processo logístico. São eles:

 

  • Primário: está em contato direto com o alimento e determina a unidade de consumo.
  • Secundário: agrupamento de embalagens primárias, como fardos ou caixas.
  • Terciário: envolve diversas unidades de embalagens secundárias e tem materiais fortes e resistentes (madeira, papelão).
  • Quaternário: reúne as embalagens terciárias para facilitar armazenamento e transporte, como os paletes.
  • Quinto: destinado para envios distantes, como contêineres.

 

Dê atenção especial aos perecíveis

Alimentos perecíveis merecem ser tratados de maneira diferenciada porque perdem qualidade rapidamente. Produtos de agricultura devem ser distribuídos com agilidade, ao passo que laticínios e carnes demandam transporte com refrigeração.

 

Sua equipe de químicos e de nutricionistas também deve ter participação nisso, dando orientações para um melhor acondicionamento.

 

Utilize um código de barras

As soluções tecnológicas facilitam o processo de logística de distribuição de alimentos. Uma delas é o código de barras, que permite a automação de diversas etapas. Assim, consegue agilizar o processo, minimizar falhas humanas e aprimorar carregamento, transporte e gestão de estoque.

 

Tenha um local limpo

A legislação que envolve a fiscalização pela Vigilância Sanitária impõe uma série de medidas higiênicas para o setor alimentício – e com razão. Ela é fundamental para a segurança alimentar e para a qualidade dos produtos.

 

Por isso, para garantir esses requisitos, o cumprimento das leis e a boa reputação do negócio, mantenha seus locais limpos. Isso também evita a aplicação de multas e de outras penalidades, além de aprimorar sua logística de distribuição de alimentos.

 

Cuide do processo de transporte

O transporte é uma parte crítica na logística de distribuição de alimentos, pois se torna difícil controlar interferências externas. Os produtos ficam sujeitos a mudanças de temperatura e de ventilação, além de grandes movimentações. 

 

É um desafio complicado garantir o máximo de conservação dos produtos nessas situações. Esse é o motivo pelo qual é preciso escolher uma distribuidora confiável para realizar o processo.

 

Fazer uma logística de distribuição de alimentos eficiente é a forma de ofertar produtos de qualidade. E, assim, evitar perdas e prejuízos ao longo do processo. 

Leve em consideração nossas dicas e procure bons parceiros para integrar esse sistema. Conheça a Fennix Distribuidora e veja nossa estrutura para garantir a qualidade dos seus produtos!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp