Distribuidora de alimentos: como fazer uma gestão eficiente?

Fazer a gestão de distribuidora de alimentos demanda conhecimento de toda a cadeia produtiva, além dos conceitos gerenciais. Para quem deseja entrar no ramo, é fundamental, inicialmente, compreender como funciona esse empreendimento.

 

A seguir, explicamos o conceito e o funcionamento, bem como os processos de gestão de distribuidora de alimentos. Acompanhe!

 

O que é uma distribuidora de alimentos?

A distribuidora de alimentos é a empresa responsável por intermediar a relação entre produtores e comércio. A Fennix Distribuidora, por exemplo, distribui produtos de grandes marcas a supermercados, mercearias, restaurantes, hotéis, bares e outros estabelecimentos alimentícios.

 

Sem uma boa gestão de distribuidora de alimentos, o segmento alimentício enfrentaria dificuldades em obter os produtos. A situação se agrava quando pensamos em pequenos empreendedores. E, se todo o processo é mais complexo, é natural que os preços sigam a mesma tendência. Ou seja, uma compra seria bem mais cara.

 

A consequência de não ter uma distribuidora atinge a todos, porque o consumidor final pagaria preços mais caros pelos produtos. Por isso, a distribuidora de alimentos faz o contato com os produtores para obter os produtos interessantes a seus clientes empresários.

 

Como funciona uma distribuidora de alimentos?

O funcionamento de uma distribuidora de alimentos é simples. Ela é uma intermediária de compra coletiva. Isso significa, num primeiro momento, comprar grandes quantidades dos produtores e revender para as empresas. Devido ao volume, a distribuidora consegue bons preços.

 

No entanto, precisa de logística suficiente para o transporte e o armazenamento em grande quantidade. Por isso, é comum que a gestão de distribuidora de alimentos seja mais complexa por causa de uma grande estrutura.

 

A Fennix Distribuidora possui uma estrutura própria com 2 centros de distribuição para armazenar mais de 3.200 posições. São 7 mil m² de área. Essa grande estrutura própria faz com que as empresas finais, clientes da distribuidora, não precisem ter um grande espaço para seu estoque. Como resultado, o preço de compra será menor, porque elas não arcam com o preço de transporte e de armazenamento sozinhas.

 

Na prática, “dividem” esse valor com os demais estabelecimentos clientes da distribuidora. Por isso, com uma distribuidora de alimentos confiável como parceira, é possível fazer uma gestão mais eficiente de estoque.

 

Quais os processos para uma eficiente gestão de distribuidora de alimentos?

Uma distribuidora de alimentos depende bastante de serviços de logística. Eles garantem entrega no prazo, produtividade da equipe e redução de custos. Evitar erros quanto a esses aspectos é fundamental para uma eficiente gestão de distribuidora de alimentos.

 

Entre os principais processos para que se alcance sucesso com uma distribuidora alimentícia, estão aqueles comuns a todas as empresas:

 

  • Gestão administrativa e financeira organizada.
  • Equipe motivada e qualificada.
  • Boa gestão de tempo.
  • Processos internos bem definidos.

 

Considerando que a logística é o grande diferencial em uma gestão de distribuidora de alimentos, é preciso pensar nesses processos. São eles:

 

  • Visibilidade de dados: o time de transporte, quando possui ferramentas para monitorar as viagens, consegue dados muito interessantes. A tecnologia tem soluções que conferem visibilidade a esses dados. E, quando bem interpretados, eles podem servir de subsídio para a tomada de decisões dos gestores.
  • Tecnologia e inovação: soluções que integram e sincronizam os processos internos ajudam a distribuidora a automatizar as atividades e ser mais produtiva. Com as ferramentas certas, é possível aumentar o volume de trabalho, pois a equipe se torna mais produtiva e estratégica.
  • Monitoramento de transporte: o transporte de alimentos é peculiar porque depende bastante da característica do produto. Conforme o cliente, a distribuidora monta sua estratégia para monitorar o transporte e controlar a qualidade das entregas.
  • Redução de custos com transporte: a identificação dos processos que prejudicam o transporte reduz ou elimina os desperdícios, diminuindo assim os custos com transporte.

 

Todos esses processos para uma eficiente gestão de distribuidora de alimentos envolve encontrar e resolver gargalos. Com boas informações, o gestor consegue tomar decisões mais fundamentadas.

Agora que você já sabe como funciona a gestão de distribuidora de alimentos, conheça a Fennix Distribuidora. É um exemplo de empreendimento de sucesso!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp