5 dicas para melhorar o atendimento no seu restaurante

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Melhorar o atendimento no seu restaurante é fundamental se você deseja ter sucesso com o empreendimento. Ter uma boa gestão financeira, com estratégias administrativas assertivas, também é essencial. Mas é o atendimento de excelência que capta e fideliza clientes.

 

Em outras palavras, quanto melhor sua reputação na relação com os consumidores, maior lucratividade e competitividade.

 

Confira algumas dicas para melhorar o atendimento no seu restaurante!

 

Planeje seu negócio

Qualquer empreendimento de sucesso depende de um planejamento estratégico. Nele, consta um plano de negócios que guia toda a sua atuação. Isso significa desde a gestão financeira até o atendimento ao cliente. 

 

Você tem clareza de como seu negócio deve operar para garantir um atendimento de qualidade aos clientes? Existem práticas e processos bem definidos? Se os consumidores estão esperando muito tempo na porta ou recebem um prato que não pediram, algo deve estar errado.

 

Mas um bom planejamento evita tudo isso. Afinal, considera o mercado, o perfil do público e os indicadores de performance. Com isso, possibilita ações e atividades que resultam em maior qualidade e satisfação para os clientes.

 

Treine seus profissionais

Seu restaurante certamente possui missão e valores, um público-alvo bem definido e processos internos organizados. Isso faz parte do planejamento, como acabamos de apontar. No entanto, ele deve estar claro para todos os profissionais da empresa. Dessa forma, eles conseguem prestar o melhor atendimento possível dentro da sua ideia de negócio.

 

Mas isso é só o começo. O treinamento com boas práticas também assume grande importância nesse processo. Existe um roteiro ideal de atendimento, da entrada à saída do cliente. Há promoções e pratos especiais do dia, além de um cardápio bem definido. Há orientações sobre harmonização de vinhos e pratos. Há clientes difíceis e erros. Saber lidar com tudo isso é altamente recomendado.

 

Cada restaurante tem sua particularidade, mas todos devem treinar seus profissionais para melhorar o atendimento.

 

Personalize!

Você já foi em algum lugar e sentiu que a empresa criou algo específico para seus desejos? Certamente, se você saiu de casa para ir a um restaurante, é porque faz parte do público-alvo daquele negócio. 

 

O gestor conhece os hábitos de consumo de seus clientes e potenciais consumidores. Dessa maneira, consegue personalizar o atendimento e a comunicação para oferecer experiências surpreendentes.

 

E é exatamente isso que você deve fazer em seu negócio para melhorar o atendimento. A personalização é uma boa maneira de fidelizar consumidores. Por isso, crie um perfil com informações de seus clientes e use esses dados para aprimorar esse relacionamento. Que tal um cupom de desconto para aniversariantes?

 

Invista em tecnologia para melhorar o atendimento

Ter presença online e disponibilizar o serviço de delivery são, atualmente, requisitos para qualquer restaurante. Isso aumenta o alcance do estabelecimento, contribuindo para o crescimento da base de clientes. Site, aplicativos, redes sociais e e-mail marketing se tornaram tão fundamentais quanto os pontos físicos.

 

No entanto, quando o assunto é melhorar o atendimento, a tecnologia pode ir além. Mais do que facilitar os pedidos, você pode utilizá-la para agregar valor à experiência de consumo. Veja algumas opções:

 

  • Cardápio eletrônico nas mesas: um sistema integrado com cardápio eletrônico (tablet) melhora a experiência dos clientes. O garçom deixa os consumidores à vontade e só aparece para fazer a entrega de comidas e bebidas. Esse sistema também facilita o pagamento, pois o cliente pode solicitá-lo pelo tablet.
  • Cardápio eletrônico em aplicativo próprio: ao invés de utilizar plataformas como o iFood, o empresário pode desenvolver seu próprio app de pedidos. Nele, pode oferecer delivery ou retirada no local.

 

Fique atento às reclamações

Para melhorar o atendimento no seu restaurante, é preciso saber suas falhas. Reclamações e feedbacks dos consumidores são essenciais para ajustar erros e aprimorar a experiência deles. Se for possível, incentive os clientes a adotarem essa prática, porque ajudará bastante na tomada de decisões. 

 

Porém, treine seus funcionários para receber feedbacks e solicitá-los ao finalizar o atendimento. De preferência, coloque uma caixa de sugestões perto da saída para que seja algo sutil. Afinal, algumas pessoas preferem reclamar ou dar feedbacks de forma anônima. 

 

Em caso de reclamações justas, em que o cliente tenha sido prejudicado, trace uma estratégia de recompensa. Isso demonstra que o restaurante valoriza o consumidor e contribui para melhorar o atendimento em uma próxima vez.

 

Planejamento, treinamento, personalização, tecnologia e feedback. Esses são os 5 pontos fundamentais para melhorar o atendimento em seu restaurante. Outra maneira é ter uma gestão eficiente, com o estoque sempre cheio de produtos de qualidade.

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