Como montar mercado economizando com o estoque?

Como montar mercado com o mínimo de recursos? Empreendedores que desejam se aventurar no ramo sempre se fazem essa pergunta. Primeiramente, é preciso dizer que esse empreendimento demanda um investimento inicial relevante. Mesmo assim, é possível economizar em alguns pontos. Por isso, antes de abordar como montar mercado economizando com o estoque, falaremos da economia de forma geral. Confira!

 

Como montar mercado economizando?

Na hora de estruturar um novo negócio, o empreendedor deve fazer um profundo estudo de mercado. Analisar a concorrência local e perceber as lacunas que você vai preencher com seu negócio são apenas alguns pontos. Em seguida, monte um planejamento estratégico com um plano de ações eficaz. É isso o que permite o início das operações de forma segura.

Certamente, você vai precisar levantar todos os custos necessários, principalmente com localização e estrutura. Se deseja aprender como montar mercado economizando, comece por esses dois pontos.

Escolher uma boa localização, por exemplo, é decisivo para o negócio. Um minimercado deve se situar em bairros residenciais, porque é onde há maior demanda. Se comparado às áreas comerciais, o valor do aluguel é muito mais baixo, o que contribui para reduzir custos.

Além da boa localização, a estrutura costuma ser um fator que demanda bastante dinheiro. Mas existem soluções econômicas para alguns itens indispensáveis. Veja:

  • Balanças: se você deseja vender produtos que dependem de balança, como mercadorias de açougue e hortifruti, esse item é indispensável. No início, pense em trabalhar somente com uma balança localizada no caixa da loja.
  • Prateleiras: ao invés de comprar prateleiras novas, pesquise em sites de compra e venda alguns produtos de segunda mão. Você pode também procurar em supermercados e minimercados que não funcionam mais na região.
  • Refrigeradores e freezers: assim como as prateleiras, você pode comprar freezers e refrigeradores de segunda mão. Ou opte por pegá-los em consignação com alguns fornecedores (especialmente fornecedores de bebidas).
  • Balcão: o balcão checkout, comum em grandes supermercados, pode ser um investimento caro. Por isso, você tem a opção de construir um balcão de madeira, presente em antigas mercearias de bairro.

 

Como montar mercado economizando com o estoque?

Agora você entendeu como montar mercado economizando com localização e estrutura, certo? Então é hora de olhar para o estoque. O maior investimento inicial será com a compra de produtos para formar o estoque. Afinal, você precisa ofertar a seu público não só uma boa variedade de produtos, mas mercadorias de qualidade.

Então, como montar mercado economizando com o estoque?

 

Não forme grandes estoques de cada produto 

O primeiro passo para economizar no estoque é comprar apenas o suficiente para manter suas prateleiras cheias. Existem empreendedores que, por causa de uma promoção, formam enormes estoques para cada produto. Essa não é uma boa prática, porque não podemos nos esquecer da data de validade. É melhor ter poucas e novas mercadorias do que muitas e velhas.

Assim, comprar a quantidade de produtos necessária para preencher a frente do seu mercado e atender a demanda é suficiente.

 

Negocie com seus fornecedores

Outro ponto essencial na gestão de estoque é ter bons fornecedores. Você está comprando mercadorias para revenda. Quanto menor o seu preço de compra, maior a possibilidade de lucro. Por isso, encontre distribuidoras com bons preços e que ofereçam boas condições de pagamento. Comece fazendo uma cotação com vários fornecedores de um mesmo produto.

Não deixe de conversar também sobre prazos de entrega e de pagamento. Com maior prazo de pagamento, você terá mais tempo para vender os produtos e fazer caixa. Mas uma questão importante é ter uma distribuidora confiável. De nada adianta optar pelo menor preço se o fornecedor não honrar seus compromissos.

 

Tenha um número de funcionários adequado

Por fim, a última dica para economizar com estoque é ter um número adequado de funcionários. Lembre-se de que você está começando um negócio. Contratar muitos profissionais nesse momento é algo difícil e não recomendado. Avalie sua demanda e veja exatamente do que precisa.

 

Conheça a Fennix!

Para economizar com estoque, você precisa realizar um boa gestão de compras. Uma distribuidora de confiança é sempre necessária para ter os melhores produtos nas prateleiras. Que tal conhecer a Fennix Distribuidora? Nós distribuímos com exclusividade produtos alimentícios de primeira linha. Atualmente, alcançamos todos os 62 municípios do estado do Amazonas e trabalhamos com grandes marcas do mercado!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp