Custo x benefício: saiba avaliar ao renovar seu estoque!

Fazer a gestão de estoque é planejar, administrar e monitorar os materiais utilizados na empresa. Prestar atenção na relação custo x benefício é uma das práticas relevantes dessa gestão.

 

Afinal, não basta controlar entrada e saída de produtos. Esses produtos devem ter qualidade e atender às necessidades do seu consumidor.

 

Veja a seguir como considerar o custo x benefício na hora de renovar seu estoque!

 

Importância da gestão de estoque

A gestão de estoque é uma prática importante para garantir o bom funcionamento dos processos internos do negócio. Além de controlar o fluxo de produtos, ela acompanha operações de armazenamento e de transporte. O controle de custos também se relaciona diretamente com a gestão de estoque, assim como as estratégias da empresa.

 

Qualquer detalhe dos produtos armazenados em sua empresa diz respeito a essa gestão. E ela é fundamental para obter os melhores resultados, pois só se corrige aquilo que é monitorado. Se houver problemas nas condições de armazenamento, a gestão de estoque identificará. Se houver excesso de produtos, igualmente.

 

Com uma gestão de estoque eficiente, os negócios têm mais chances de prosperar.

 

Custo x benefício aplicado ao estoque

Uma das etapas da gestão de estoque é fazer as compras de reposição. Nessa hora, o custo x benefício dos produtos entra em cena. Veja os fatores que englobam a análise dessa relação.

 

Qualidade do produto

A qualidade de um produto é o primeiro fator a ser considerado na relação custo x benefício. Nem sempre uma mercadoria de valor baixo será ruim. Da mesma forma, um produto muito caro não é garantia de qualidade.

 

Um ponto importante para garantir produtos de qualidade é o fornecedor. Se você trabalha com ótimos fornecedores, eles certamente possuem bons produtos. Pelo volume de vendas, conseguem uma boa dinâmica empresarial para deixar os valores convidativos para seus clientes.

 

O segundo ponto são as marcas solidificadas no mercado. Ninguém permanece anos no topo se não oferece algo de qualidade.

 

Condições de pagamento e de prazo

O segundo ponto para avaliar custo x benefício são as condições de pagamento e de prazo. Não adianta você conseguir um ótimo produto de um bom fornecedor se ele não conseguir entregá-lo a tempo.

 

Cada negócio possui um prazo específico para dar vazão às mercadorias e para comprar novos produtos. Por isso, o pedido feito à distribuidora deve chegar na data marcada para que o consumidor seja atendido. Em muitos casos, vale a pena pagar um pouco a mais para ter o produto antes do prazo.

 

As condições de pagamento também são importantes. Quanto mais opções, melhor. Um fornecedor com flexibilidade e capital de giro consegue atender aos clientes de maneira tranquila.

 

Atendimento

O bom atendimento é outro fator muito importante na relação custo x benefício. É sinônimo de respeito ao cliente e de relação de confiança. Agilidade, múltiplos meios de comunicação e compromisso com o acordo são pontos fundamentais de um bom fornecedor. Se ele possui alternativas para a sua demanda, melhor ainda. É sinal de que você sempre será bem atendido. 

 

Para avaliar o atendimento, a visita presencial é interessante. Mas não se esqueça também do atendimento em caso de suporte necessário. Quaisquer problemas ou dúvidas devem ser resolvidos. Afinal, o pós-venda também faz parte do serviço. 

 

Se seu fornecedor presta um atendimento exemplar, é provável que ele tenha flexibilidade e eficiência operacional. Isso nada mais é do que saber exatamente o produto que você costuma solicitar e as melhores formas de atender à sua demanda. E, claro, conseguir ser adaptável para garantir os pedidos que ocorrem por causa de imprevistos.

 

Credibilidade

Por fim, não é possível avaliar a relação custo x benefício sem avaliar também a credibilidade do fornecedor. Ele deve respeitar suas solicitações, honrar os compromissos acordados e prestar um atendimento impecável.

 

É claro que falhas acontecerão. Mas o ponto aqui é saber se o problema foi resolvido – e como foi resolvido

 

Para analisar a credibilidade, procure antigos clientes e recomendações. Consulte também sites de reclamações na internet, como o Reclame Aqui. Veja, ainda, se ele trabalha com marcas exemplares, porque nenhuma marca se associaria a fornecedores duvidosos. E se tem experiência no mercado, claro!

 

A avaliação do custo x benefício na gestão do estoque é importante para evitar perdas. Por isso, tenha atenção ao contratar um fornecedor. Ele deve ter produtos de qualidade, bom atendimento e credibilidade.

A Fennix Brasil Distribuidora possui 17 anos de mercado e só trabalha com produtos de grandes marcas. Conheça!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp