O que considerar ao escolher uma distribuidora de alimentos?

o-que-levar-em-consideração-na-hora-de-escolher-sua-distribuidora-de-alimentos

Ter uma rede de parceiros para seu estabelecimento comercial é fundamental para o crescimento do negócio. Por isso, é preciso saber o que considerar ao escolher uma distribuidora de alimentos.

 

Confira a seguir algumas dicas simples na hora da escolha!

 

Verifique a variedade e a qualidade dos produtos

Para escolher uma distribuidora de alimentos que faça a diferença em seu negócio, ela deve atender a dois requisitos: variedade e qualidade dos produtos ofertados.

 

Contar somente com um produto pode atrapalhar bastante suas pretensões. A empresa pode sequer ter estrutura suficiente para tempos de alta demanda. Por isso, se a distribuidora possui inúmeros tipos de produtos alimentícios e trabalha com marcas de confiança, melhor.

 

Trabalhar com marcas de confiança é atuar com marcas que possuem respaldo do mercado. Ao escolher uma distribuidora de alimentos, verifique se a empresa trabalha com as melhores marcas e os melhores fabricantes. Dessa forma, você consegue vender mais, pois os clientes têm mais confiança em marcas conhecidas.

 

Conheça a reputação no mercado e a área de cobertura

Muitos empreendedores se preocupam apenas com o preço na hora de escolher uma distribuidora de alimentos. Alguns encontram distribuidoras menores, que apresentam um bom preço em suas mercadorias, e acham que é suficiente. No entanto, se esquecem de que elas podem sequer oferecer uma área de cobertura interessante. É preciso encontrar um bom custo-benefício.

 

Por isso, em sua pesquisa de distribuidoras, avalie se elas possuem reputação no mercado. E se oferecem uma área de cobertura interessante para seu negócio. A reputação indica que o negócio é confiável. Se fosse ao contrário, não teria tanto nome e tempo de mercado. A área de cobertura mostra capacidade de logística e de comprometimento. 

 

A Fennix Distribuidora, por exemplo, possui 17 anos de mercado e construiu uma sólida reputação no setor de distribuição de alimentos. A empresa possui mais de 70 vendedores a atende mais de 2200 clientes, incluindo:

 

  • supermercados;
  • lanchonetes;
  • panificadoras;
  • cozinhas industriais;
  • restaurantes;
  • hotéis.

 

Analise se há boas condições de compra e pagamento

De que adianta escolher uma distribuidora de alimentos com qualidade e variedade sem boas condições de compra e pagamento? Bons fornecedores, com reputação e capacidade de suprir demandas diversas, sempre estão abertos a negociações.

 

Isso significa estar disposto a negociar descontos e prazos, bem como outras condições de compra, como políticas de troca. Tenha em mente que, quanto mais você vender, mais a distribuidora venderá também. Então é uma situação de ganha-ganha, e um bom fornecedor sabe disso.

 

Portanto, esteja atento a distribuidoras que prezam pelo relacionamento de longo prazo entre empresas. Elas devem ser verdadeiras parceiras do seu negócio, atendendo as demandas no prazo e oferecendo boas condições de pagamento. Dessa forma, será possível garantir suas operações por um longo tempo.

 

Conheça o tempo de entrega

O tempo de entrega dos produtos alimentícios é algo determinante na hora de escolher uma distribuidora de alimentos. Cada empresa possui um tempo padrão para entrega após o recebimento de pedidos.

 

Em geral, também estipulam horários e quantidade mínima. Em caso de pedidos emergenciais, como a distribuidora pode atendê-lo? É importante ficar atento a esse ponto, porque você pode precisar. 

 

Relacionada ao tempo de entrega está a logística da distribuidora. Uma empresa confiável possui uma estrutura logística capaz de entregar sua compra com rapidez. Isso demanda estrutura própria, com centros de distribuição e atendimento ao varejo com inteligência.

 

A Fennix, que está presente em 62 municípios do estado do Amazonas, possui dois centros de distribuição. São 7.000 m² para armazenar mais de 3.200 posições entre itens refrigerados, de mercearia e de limpeza.

 

Analise o atendimento ao escolher uma distribuidora de alimentos

Cumprir os prazos para não atrapalhar o processo de compra da sua empresa é essencial, certo? Oferecer melhores condições para seu negócio também. Esses são apenas dois aspectos de um bom relacionamento com o cliente, mas não são os únicos.

 

Na hora de escolher uma distribuidora de alimentos, analise o atendimento que ela presta aos clientes. Seus vendedores devem agir de forma rápida, educada e, de fato, compreender as necessidades da empresa.

 

Além disso, é preciso que a distribuidora tenha inteligência de varejo para exercer seu papel de parceira do negócio.

 

Alguns pontos são diferenciais no atendimento, tais como:

 

  • atendimento segmentado por canais específicos;
  • equipe própria e especialista de layout;
  • aplicativo de vendas;
  • equipe de atenção ao cliente.

 

Tudo isso você encontra na Fennix Distribuidora, inclusive. Ao escolher uma distribuidora de alimentos para seu negócio, variedade e qualidade dos produtos são importantes. Mas é igualmente importante contar com o auxílio de uma empresa de referência no mercado, com boas práticas e condições para seu negócio.

Conheça já a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp