Estoque cheio: aprenda a gerenciar para não perder vendas

Durante o ano, sabe-se que há sazonalidade de entradas e saídas de produtos. Sem dúvida, é preciso se resguardar para períodos de maiores vendas e segurar as compras em períodos de baixo. No entanto, manter um estoque cheio pode ser um sinal de má gestão.

 

Um cenário ideal é um estoque reduzido, com que se atende à demanda com mais precisão. Por isso, apontamos algumas práticas para facilitar a gestão de estoque. Confira!

 

A importância da boa gestão de estoque

Um estoque cheio é sinônimo de maiores custos de armazenamento. Afinal, os produtos ocupam mais espaço. No entanto, pode ser que um estoque cheio seja decorrente de vendas fracas, compras desnecessárias e outros problemas. Se os itens forem perecíveis, o acúmulo de produtos significa prejuízos por perda do prazo de validade.

 

Uma boa gestão de estoque evita que todas essas situações aconteçam em seu empreendimento. Isso significa reduzir custos, pois o estoque no nível correto traz benefícios financeiros. Além disso, você não perde produtos devido à validade.

 

Muitos empresários têm dificuldades de implementar uma boa gestão de estoque. Mas existem práticas que evitam um estoque cheio, veja a seguir!

 

Boas práticas para evitar um estoque cheio

Contrate os fornecedores certos

Um dos motivos que levam um empresário a ter um estoque cheio é o fornecedor. Sabemos que, quanto maior o volume de compra, maior a possibilidade de negociar um desconto. No mesmo sentido, é comum que o empreendedor queira aproveitar uma promoção para resolver suas compras.

 

Todas essas “oportunidades” podem levá-lo a uma gestão de estoque deficiente. Afinal, ficar com produtos “encalhados” é dinheiro que se perde. Nem sempre a busca pelo melhor preço é a melhor maneira de obter mais lucro nas vendas.

 

Por isso, ao invés de querer aproveitar sempre os descontos, é preciso considerar outros fatores para escolher os fornecedores ideais. Eles ajudam o empresário a encontrar preços compatíveis, economizar tempo e oferecer produtos de qualidade.

 

Procure uma distribuidora confiável, como a Fennix, que oferece equilíbrio entre preço, qualidade, prazo de entrega e pagamento. E que esteja sempre disponível para abastecer seu estoque quando necessário. Essa é uma boa forma de evitar o estoque cheio.

 

Trabalhe com estoque reduzido

Se você trabalha com os fornecedores certos, consegue ter um estoque mais alinhado à demanda. Claro que, para tanto, será preciso ter um bom controle sobre entrada e saída de mercadorias. Mas essa é a chave do sucesso para ter uma gestão de estoque otimizada

 

Você só precisa de um estoque suficiente para atender as vendas. Nada de estoque cheio. Conheça os produtos que têm maior saída e separe-os daqueles menos vendidos. Assim, você sempre terá disponibilidade de produtos conforme a saída.

 

Facilite a saída de produtos do estoque cheio

Considerando o controle de entradas e saídas dos produtos, você consegue adotar práticas para vender mais. É possível saber os itens de maior e menor saída, conforme os diversos períodos do ano, certo?

 

Pense nesse fatores na hora de facilitar a saída de produtos do estoque cheio. Além disso, analise os preços da concorrência. Fazer uma promoção pode ser uma boa prática para incentivar os clientes a comprar determinado produto. Considere também capacitar sua equipe de vendas para que ela esteja mais motivada e dedicada a vender.

 

Automatize o estoque

Por fim, uma boa maneira de lidar melhor com o estoque é utilizar a tecnologia. Atualmente, existem muitos softwares que trabalham em atacado e varejo, facilitando toda a gestão. Em geral, eles incluem cadastro de produto no sistema, estoque mínimo e máximo, entradas e saídas, e outras funcionalidades.

Se você está com o estoque cheio, pense em nossas dicas para otimizar sua gestão e vender mais. Uma distribuidora de confiança pode ajudá-lo a manter o estoque sempre no nível correto. Conheça a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp