3 dicas para a logística de compras do restaurante

X dicas para organizar o estoque do seu supermercado com estratégia

A logística de compras do restaurante envolve todas as atividades de movimentação e armazenagem de produtos. Isso inclui desde a aquisição da matéria-prima até o local de consumo final. Por isso, o gestor deve estar ciente de todos os atores envolvidos nesse processo.

 

Pensando em aprimorar as compras do restaurante, listamos 3 dicas para sua logística. Confira!

 

Elabore uma ficha técnica para os produtos do cardápio

Quando você monta o cardápio do restaurante, cada item oferecido é composto por uma série de insumos. Um mero drinque pode envolver uma bebida alcóolica, uma fruta e outro componente. Para ter maior precisão nas suas compras do restaurante, é importante elaborar uma ficha técnica para seus produtos. 

 

Essa ficha ajuda a quantificar as despesas de sua produção a partir da listagem do que cada produto envolve. Ela apresentará o valor e a quantidade de cada ingrediente do item do seu cardápio. Assim, você terá em mãos o custo total daquele prato ou daquela bebida.

 

Com o custo efetivo mais claro, é possível fazer uma precificação correta. Isso é peça-chave para ter um restaurante bem-sucedido. Mas o ponto principal para a logística é saber a quantidade que deve ser comprada.

 

Utilize tecnologia nas compras do restaurante

A logística de compras do restaurante envolve uma série de questões relacionadas a atividades primárias, como:

 

 

Além dessas atividades, um restaurante também deve se preocupar com a chamada logística de saída. Ela envolve a etapa de publicidade, como site, revistas, redes sociais etc. Por isso, monitorar todo o processo de logística do seu restaurante dá trabalho. 

 

São muitas atividades envolvidas desde a aquisição da matéria-prima até a chegada do produto em seu estabelecimento. Para ter controle sobre as informações, as datas e os parceiros envolvidos, o uso de tecnologia é imprescindível. Com soluções voltadas para a gestão de um restaurante, você consegue:

 

  • ter visibilidade de dados que dizem respeito às compras do restaurante, inclusive de monitoramento das viagens;
  • contribuir para que sua equipe de logística atue de forma mais produtiva e estratégica;
  • reduzir os custos com logística a partir do monitoramento de todos os processos;
  • integrar e sincronizar seus processos internos de controle de estoque e de compras.

 

Com um bom software de gestão de restaurantes, você atinge o aperfeiçoamento contínuo do seu negócio. A partir dos relatórios que esses sistemas emitem, é possível ajustar ações e corrigir gargalos não só na logística, mas em toda a atividade. 

 

Fazer um bom controle de estoque no seu restaurante

Falar em logística sem falar de controle de estoque é impossível. Por isso, é fundamental ter bastante precisão ao realizar essa tarefa. Afinal, nenhum gestor quer perder vendas ou ter um ticket médio mais baixo por falta de ingredientes, certo? De igual maneira, evite desperdício de alimentos perecíveis ou com data de validade vencida.

 

A principal dica nesse aspecto é trabalhar com um estoque mínimo. É o estoque de proteção, capaz de prevenir eventualidades. Ele é calculado considerando o consumo médio e o lead time (prazo para o produto chegar ao seu restaurante).

 

Você deve definir também qual é o nível médio do estoque, no qual as operações de suprimento e consumo se realizam. Em geral, trata-se de 50% da quantidade a ser pedida e mais o estoque mínimo. Já o estoque máximo é a maior quantidade de insumos que garantem o consumo até o recebimento do próximo lote. 

 

Além de pensar nesses conceitos, você deve analisar e controlar o estoque com base na rotatividade. E, claro, sempre fazer as compras do restaurante pensando em produtos de qualidade e bons parceiros. Isso porque, diante de alguma emergência (alta demanda repentina), esse parceiro conseguirá atendê-lo. Assim, você garante a fidelização da clientela!

 

A logística de compras do restaurante deve estar em constante avaliação para aprimorar o desempenho do negócio. Afinal, ela envolve controle de estoque e muitos outros pontos. Com o auxílio da ficha técnica e da tecnologia, é possível melhorar esse aspecto do seu restaurante. 

 

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