Como aproveitar a alimentação vegetariana e vegana no seu negócio?

alimentacao-vegetariana-e-vegana

A alimentação vegetariana e vegana vem ganhando espaço nos últimos anos. De 2012 para 2018, houve crescimento de 75% de vegetarianos no Brasil, conforme pesquisa do IBOPE Inteligência. Há também uma grande parcela da população que deseja diminuir o consumo de carne e de produtos de origem animal.

 

Para compreender melhor esse público, falamos da alimentação vegetariana e vegana. Acompanhe!

 

Veganismo: um estilo de vida

Tratar todos os seres de forma igualitária, porque seres humanos não são superiores aos animais. Esse é um dos princípios básicos do veganismo, que vai muito além de uma dieta. A prática vegana reflete sobre questões maiores, como saúde, sustentabilidade e respeito por seres sencientes. Por isso, é um estilo de vida. 

 

De acordo com a Associação Vegana Espanhola (UVE), ser vegano é:

 

uma alternativa ética ao consumo e à dependência de produtos não adaptados às necessidades físicas e espirituais do ser humano como a carne, o peixe, os lacticínios, os ovos, o mel, os produtos derivados dos animais e outros artigos de origem animal como o couro e as peles”.

 

Assim, um dos aspectos do veganismo se manifesta na alimentação, claro.

 

Quais são as diferenças entre alimentação vegetariana e vegana?

Na alimentação vegetariana e vegana, há semelhanças em muitos aspectos. O vegetariano não consome nenhum tipo de carne (aves, suínos, bovinos, peixes e frutos do mar). No entanto, consome outros alimentos de origem animal, como leite e seus derivados, ovos etc.

 

O vegano dá um passo maior e não consome nenhum alimento de origem animal. Isso inclui também ovos, leite e derivados.

 

Diante da ausência de carne e derivados de leite, a preocupação dessas pessoas é repor as proteínas. Por isso, investem bastante em alguns vegetais e na mistura de arroz e feijão, que tem alto valor biológico.

 

Vale lembrar que a dobradinha é um dos alimentos mais consumidos no Brasil. É interessante destacar também que, entre os 6 alimentos mais consumidos por brasileiros, os 4 primeiros não são de origem animal (café, arroz, feijão e pão de sal). 

 

Além do feijão, a ervilha e o grão de bico estão entre os alimentos principais na lista de proteínas vegetais. As oleaginosas, que possuem gorduras boas e trazem saciedade, também integram o menu da alimentação vegetariana e vegana.

 

Existem tendências para alimentação vegetariana e vegana?

Considerando essas características da alimentação vegetariana e vegana, os fornecedores de alimentos devem ficar atentos às tendências de consumo. O veganismo e o vegetarianismo são estilos de vida em crescimento, como falamos.

 

O apelo popular pela alimentação à base de vegetais certamente provocará a expansão da indústria. Afinal, são milhões de consumidores em busca de proteínas vegetais e alternativas sofisticadas.

 

Neste ponto, é fundamental organizar seu minimercado ou supermercado com produtos vegetais de alta qualidade. E não só produtos frescos, mas também congelados. Contar com uma distribuidora de alimentos confiável para ter os melhores produtos será determinante para o sucesso.

 

Você sabia, por exemplo, que existem ótimas opções de comida congelada para veganos? Há muitas empresas que produzem essas refeições sem ingredientes de origem animal. O importante, nesse caso, é verificar a qualidade do produto. Afinal, esse público costuma ser bastante exigente com as especificações nutricionais. Quanto mais natural e saudável, melhor.

 

A alimentação vegetariana e vegana é uma grande tendência no mercado alimentício. Uma parcela relevante da população brasileira já demonstrou interesse em diminuir o consumo de carne e outros produtos de origem animal. Com o possível crescimento na procura por produtos vegetais, seu estabelecimento deve preparar o estoque.

Que tal ter um parceiro para oferecer os melhores produtos para seu negócio? Converse com a Fennix Distribuidora!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp