A logística de distribuição de alimentos é bem particular. Essa indústria possui algumas especificidades ausentes em outros setores da economia, como a perecibilidade de seus produtos. Como manter a qualidade e a integridade das mercadorias ao longo do tempo?
São desafios que o gestor deve vencer, o que passa por ter uma boa logística de distribuição de alimentos. Entenda como implementá-la!
Logística de distribuição de alimentos
A logística de distribuição de alimentos começa na finalização do produto na linha de produção e termina nos pontos de venda. Acondicionamento de mercadorias, armazenamento, carregamento, transporte e descarregamento são algumas de suas etapas, portanto.
Em cada uma delas, há um risco para os alimentos. Por isso, o empreendimento deve providenciar todos os cuidados necessários para manter a integridade dos produtos. Isso está diretamente relacionado à lucratividade do negócio – mais um motivo para dar especial atenção à logística de distribuição de alimentos.
Veja alguns passos para evitar prejuízos financeiros e problemas de saúde pública.
4 passos para fazer uma boa logística de distribuição de alimentos
1. Treinar o pessoal e utilizar equipamentos adequados
A logística de distribuição de alimentos é um processo. Como em qualquer processo, é preciso ter profissionais capacitados para executá-la. Portanto, o treinamento de pessoal é uma prática essencial para realizar uma boa logística.
Por mais que você tenha uma distribuidora de alimentos confiável, isso não é o bastante. Uma falha no estoque, por erro de algum profissional, pode fazer com que você perca milhares de produtos. Portanto, tenha colaboradores qualificados para lidar com o seu planejamento.
Os equipamentos utilizados na logística também devem ser adequados para as tarefas pelo mesmo motivo. Um freezer em mau estado pode colocar tudo a perder, literalmente.
2. Pensar na melhor forma de acondicionar ou de embalar o produto
O primeiro passo da logística de distribuição de alimentos propriamente dita é o acondicionamento do produto. Ele acabou de sair da linha de produção e precisa ser embalado. Para saber qual é a melhor forma, você deve entender os 5 níveis do acondicionamento:
- Primeiro nível: embalagem em contato direto com o alimento. Sua função primordial é a conservação e a indicação da unidade de medida do alimento. Ex.: lata de cerveja.
- Segundo nível: acondicionamento em embalagens plásticas/cartonadas e bandejas. Agrupa elementos do primeiro nível. Ex.: plástico do fardo de cerveja.
- Terceiro nível: engloba diversos elementos de segundo nível e possui uma resistência superior. Ex.: caixas de papelão ou de madeira.
- Quarto nível: agrupamento de embalagens de terceiro nível em paletes.
- Quinto nível: embalagens especiais e contêineres, voltados para transportes de maior distância.
A partir da análise do seu negócio, você perceberá quais dessas etapas de acondicionamento serão de sua responsabilidade.
3. Armazenar os alimentos corretamente
Armazenar corretamente os alimentos e fazer uma boa gestão de estoque são práticas fundamentais na logística. Isso porque elas otimizam o espaço utilizado e conservam as características originais das mercadorias. Que tal algumas dicas para isso? Veja:
- Organize seu espaço no sistema FEFO (first expire, first out), que se baseia na data de vencimento.
- Use sistemas de código de barras para facilitar a organização e automatizar o estoque.
- Permita uma adequada circulação de ar no espaço de armazenamento dos alimentos.
- Tenha conhecimento das temperaturas de armazenamento de produtos refrigerados.
- Mantenha o espaço higienizado para conservar os produtos de forma correta.
4. Realizar um transporte adequado
O transporte é o último passo da logística de distribuição de alimentos. Dependendo do seu modelo de gestão, ele será terceirizado. Portanto, nesse caso, contrate empresas capacitadas para evitar problemas. Elas devem ser experientes para lidar com as particularidades das estradas brasileiras, já que o modal rodoviário é o mais utilizado.
No transporte, o uso de paletes confere organização e auxilia na segurança. Além disso, é preciso ter especial atenção ao acondicionamento correto para diminuir as perdas. Em caso de longas distâncias, fique atento à climatização da carga.
Cumprir bem todas as etapas da logística de distribuição de alimentos é imprescindível para a qualidade dos produtos. Por isso, sua empresa deve ter um bom plano logístico, de modo a atender com qualidade às demandas dos clientes.
Para tanto, tenha uma distribuidora de confiança, que mantenha seu negócio abastecido sem problemas de logística. Conheça a Fennix!