Distribuidora de alimentos: 3 dicas para fazer as compras na hora certa

distribuidora-de-alimentos

Você é gestor de um estabelecimento comercial e decidiu firmar parceria com uma distribuidora de alimentos. No entanto, nunca teve uma experiência relevante ao se relacionar com esse tipo de empresa. Seja qual for o motivo, existe um aspecto a que você precisa dar atenção especial: o momento de realizar suas compras.

 

Listamos a seguir algumas dicas para você fazer as compras na hora certa em uma distribuidora de alimentos.

 

Entenda o funcionamento de uma distribuidora de alimentos

Inicialmente, para fazer as compras na hora certa, você deve entender o funcionamento de uma distribuidora de alimentos. Essa empresa é responsável por intermediar a relação entre comércio e produtores. Quando mencionamos comércio, estamos falando desde pequenos estabelecimentos, como padarias e mercearias, a grandes supermercados, hotéis e restaurantes.

 

Por ser intermediária de compra coletiva, ela adquire grandes quantidades dos produtores e revende às empresas. Com o alto volume, consegue bons valores, o que permite ofertar mercadorias com preços competitivos. 

 

O essencial para o bom trabalho de uma distribuidora de alimentos em relação a seu negócio é ter excelentes logística e qualidade. Trabalhar com boas marcas é imprescindível, claro. Mas, quando falamos de fazer as compras na hora certa, o que importa é a logística.

 

A distribuidora deve ter um mecanismo eficaz de transporte e armazenamento em grande quantidade, como é o caso da Fennix. Assim, garante o abastecimento de seus clientes sempre que a compra é efetuada.

 

Faça uma boa gestão de estoque

O trabalho da sua equipe ou do responsável pelas compras depende diretamente da gestão de estoque. E quais tarefas estão envolvidas nessa gestão? Confira algumas delas:

 

  • Acompanhar as operações de armazenamento e de transporte, com avaliação constante das atividades.
  • Controlar o fluxo de produtos (entrada e saída de mercadorias).
  • Fazer o controle de custos.

 

Quando essas atividades são realizadas com excelência, o empresário obtém melhores resultados. Afinal, o monitoramento desses aspectos relativos ao estoque permite a prevenção de erros, bem como sua correção rápida. A gestão de estoque identificará qualquer problema nas condições de armazenamento ou de exposição de produtos.

 

Vale destacar que uma boa gestão de estoque também envolve ter um volume ideal de mercadorias. Nada de estoques cheios ou vazios demais. A compra deve ser feita na hora certa. Neste ponto, vale destacar a importância de escolher a distribuidora de alimentos ideal.

 

Contratar os fornecedores adequados evita que os empresários mantenham seu estoque cheio e ocioso. Em geral, quanto maior o volume de compra, maior o poder de barganha para conseguir um desconto.

 

Nesse contexto, os donos de estabelecimentos comerciais alimentícios aproveitam as condições para aumentar suas compras. Mas isso é um grande problema, porque traz prejuízo para o negócio. Essa gestão de estoque limitada considera somente a busca pelo melhor preço. O certo é pensar na maneira mais vantajosa de obter lucro nas vendas, considerando o custo-benefício.

 

O melhor é encontrar fornecedores que ofereçam boas condições e adotem práticas para favorecer seu controle de estoque.

 

Avalie sempre as condições de prazos e de pagamentos

Como acabamos de apontar, fazer as compras na hora certa depende do seu controle de estoque em primeiro lugar. A partir disso, você consegue entrar em contato com a distribuidora de alimentos em tempo hábil para manter seu negócio funcionando.

 

No entanto, é muito importante ir além do melhor preço. Há outros fatores fundamentais, como condições de prazos e de pagamentos, além da qualidade e da capacidade de abastecimento. A Fennix, por exemplo, equilibra todos esses fatores.

 

Dê especial atenção às condições de prazos e de pagamentos da distribuidora de alimentos. Isso facilitará bastante ao fazer suas compras no momento certo. Conseguir ótimos produtos do fornecedor, e ele poder entregá-los a tempo, é o cenário ideal. 

 

Portanto, pesquise o prazo específico da distribuidora escolhida. A partir dele, você consegue ver a vazão de suas mercadorias e o momento da compra novos produtos. Dessa maneira, seu consumidor será sempre atendido.

 

E, claro, avalie as opções e as condições de pagamento. Se a distribuidora de alimentos apresentar flexibilidade e capital de giro, é certo que ela conseguirá atender os clientes de maneira tranquila.

 

Uma distribuidora de alimentos é seu fornecedor mais importante. É ela quem manterá seu nível de estoque adequado, além de proporcionar bons produtos aos clientes finais. Para fazer as compras no momento certo, você deve considerar o funcionamento dela e as condições de pagamentos e de prazos que oferece.

Conheça as vantagens de ter a Fennix como sua distribuidora de alimentos!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp