Perfil do consumidor do food service no Brasil

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O food service é composto pela indústria alimentícia, pelos prestadores de serviço e pelos operadores (diversos tipos de comércio de alimentação). Todos esses atores devem colocar o consumidor como o eixo central para manter esse tripé. Para tanto, é preciso conhecer o consumidor do food service no Brasil.

 

Você sabe qual é o perfil dessas pessoas que consomem comida fora do lar – seja pedindo um delivery, seja se alimentando no refeitório da empresa? Veja algumas considerações sobre o consumidor do food service no Brasil!

 

Um panorama do mercado de food service no Brasil

A ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – realiza estudos anuais sobre o mercado brasileiro de food service (alimentação preparada fora do lar). Segundo dados da associação, em 2020, as vendas da indústria de alimentos no mercado interno totalizaram R$ 573,3 bilhões. O food service atingiu 24,4% desse total, com vendas de R$ 139,9 bilhões

 

Foi um ano desafiador, em que o mercado passou por intensas transformações. Houve uma disrupção de comportamento do consumidor do food service. O mesmo ocorreu com os modelos de negócio e com a realidade de oferta e demanda.

 

Entre as mudanças, vimos a intensificação do uso de novas tecnologias, desde o preparo até a distribuição de refeições. Os serviços de delivery e de take away cresceram. As dark kitchens se multiplicaram. Tudo isso para atender às necessidades do consumidor e criar boas experiências de consumo. E como é esse consumidor do food service no Brasil atual?

 

O consumidor do food service no Brasil

Estilo de vida

A forma de consumo no Brasil (e no mundo) vem mudando bastante em razão das características dos clientes. O consumidor do food service, por exemplo, possui um estilo de vida corrido, que demanda opções rápidas e práticas.

 

Ao mesmo tempo, essas pessoas buscam uma alimentação mais saudável e segura. Para conseguir atender a esse estilo de vida, se tornaram adeptas do delivery.

 

Delivery

O serviço de delivery consiste num forte aliado na busca e na retenção de clientes para negócios de food service. Isso é um reflexo do perfil desse consumidor. Boa parte dos clientes de delivery é composta por jovens de uma geração conectada e que preza pela praticidade. 

 

É importante destacar que não abrange somente o delivery tradicional, de entrega do alimento pronto para o consumo. O consumidor do food service que aderiu ao delivery também curte o modelo de delivery box. São as comidas semiprontas, para finalizar em casa. 

 

Esse modelo é bastante popular entre pessoas que não têm conhecimento para preparar o alimento, mas desejam participar do processo. Ou seja, querem uma experiência diferenciada.

 

Sustentabilidade e saudabilidade

Outra característica relevante do consumidor do food service no Brasil é a preocupação com sustentabilidade e saudabilidade. Antes, essa tendência de consumo era voltada a um nicho bem específico. Porém, passou a integrar o planejamento de todos os negócios

 

Já vemos um bom número de negócios alimentícios atendendo às demandas desses consumidores. Eles se conectam à ideia de eficiência ambiental na produção, na distribuição e no consumo de alimentos.

 

Para esses clientes, a valorização dos atributos relacionados à nutrição e ao bem-estar também é importante. Não à toa, o veganismo e o vegetarianismo fazem parte de inúmeras discussões e se tornaram uma tendência do setor.

 

Tecnologia

Por fim, o novo consumidor do food service no Brasil é um usuário frequente de novas tecnologias. Esse comportamento impacta diretamente todo o mercado, que adota essas soluções tecnológicas também para a produção e a distribuição de alimentos

 

No que tange ao consumidor, os aplicativos de delivery se tornaram indispensáveis no dia a dia. Mas o mercado não se resume a isso. Há também uma demanda pela omnicanalidade, o atendimento ao cliente com excelência em todos os pontos de contato simultaneamente.

 

O consumidor do food service no Brasil possui um estilo de vida que demanda praticidade e agilidade. Por isso, o delivery e a tecnologia assumiram um importante papel para os negócios de alimentação.

Os estabelecimentos também passaram a olhar com carinho para os conceitos de sustentabilidade e saudabilidade, outra demanda desse novo consumidor. Está em busca de parceiros para atender seu negócio dentro das necessidades do consumidor do food service no Brasil? Conheça a Fennix!

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