Problemas com logística? 3 dicas para solucionar!

Problemas-com-Logistica-X-dicas-para-solucionar

Os problemas com logística empresarial são muito comuns, mas acabam se tornando prejudiciais para a saúde financeira. A logística é a área do negócio responsável por planejar e executar o transporte e o armazenamento dos produtos. Isso vale desde a origem até o ponto de consumo. Para negócios de varejo, inclui ainda o transporte até o consumidor final.

 

Mas como evitar os problemas com logística? Veja 3 dicas!

 

Quais são os principais problemas com logística?

Ainda que a área tenha fundamental importância, existem muitos problemas com logística. Os principais são:

 

  • Deficiências na entrega: entregar produtos com defeito – seja de funcionamento, seja na embalagem – é muito prejudicial para a imagem da empresa. Os clientes podem sentir receio de efetuar uma nova compra.
  • Problemas de estoque: o controle deficiente de mercadorias pode gerar falta ou excesso de produtos – isso sem falar em mercadorias em mau estado de conservação, perecimento de itens e perdas financeiras.
  • Ausência de planejamento logístico: a falta de planejamento pode causar produtos com avarias ou perecimento, atrasos nas entregas e erros nos pedidos.
  • Problemas de comunicação: diante de imprevistos com os pedidos dos clientes, a comunicação falha pode agravar o contratempo e dificultar a resolução do problema.
  • Problemas na rota: uma rota mal traçada pode gerar atrasos na entrega de mercadorias aos clientes e deixá-los insatisfeitos.
  • Falta de treinamento de pessoal: uma equipe de logística mal treinada pode causar todos os outros transtornos apontados.

 

E como resolver esses problemas com logística?

 

Como solucionar os problemas logísticos das empresas?

Usar a tecnologia para gestão de estoque e comunicação

O controle de estoque eficiente dá ao gestor capacidade de atender às demandas dos clientes. Isso significa ter produtos em bom estado de conservação à disposição e na medida certa.

 

Para tanto, é preciso inicialmente registrar entradas e saídas de produtos. 

Além disso, é fundamental definir estratégias para não ter mercadorias paradas por muito tempo (caso de descontos e promoções).

 

O uso de tecnologia na gestão do estoque pode auxiliar bastante o gestor a controlar a área. Sem contar que contribui também para a integração de setores da empresa. Um bom exemplo é integrar a área de vendas com o nível de estoque. Assim, os negócios fechados serão repassados diretamente para o setor de logística.

 

Soluções tecnológicas também ajudam na comunicação com os clientes. Em caso de imprevistos, o responsável pode enviar uma mensagem avisando sobre o incidente e a melhor forma de resolver a questão. A rapidez traz segurança ao cliente mesmo diante de uma situação adversa.

 

Em outras palavras, a tecnologia é capaz de simplificar e otimizar processos e eliminar gargalos no fluxo de trabalho.

 

Fazer um planejamento logístico

O planejamento logístico é fundamental para evitar problemas com logística. Parece óbvio, mas muitos empresários subestimam esse conjunto de métodos voltados para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos. Ele evita os atrasos nas entregas e os erros nos pedidos, por exemplo. 

 

No mesmo sentido, evita avarias e danos físicos na mercadoria quando ela é entregue ao cliente. Isso porque esses problemas são ocasionados por armazenamento inadequado, má conservação e falta de cuidado durante o transporte. 

 

Um bom planejamento considera inclusive o estado das vias. Assim, é possível ter maior cuidado com a acomodação das caixas e dos produtos – que deve ser feita de maneira organizada dentro do veículo.

 

Vale destacar ainda que esse planejamento pode incluir a renovação da frota de veículos e a capacitação dos profissionais do time.

 

Contar com uma distribuidora de confiança

Você sabia que uma distribuidora de confiança ajuda a eliminar os problemas com logística? Ela atua de ponta a ponta no funcionamento da cadeia para prestar um atendimento de qualidade aos clientes. Isso inclui:

 

  • Atendimento das demandas dentro do prazo e até mesmo de demandas mais urgentes, o que evita a defasagem no estoque.
  • Disponibilidade de aplicativos de compras para simplificar os processos do cliente.
  • Produtos de qualidade, sem danos em embalagens e dentro da validade.
  • Capacidade de transporte para diversas regiões do estado.

 

O gestor que consegue minimizar ou eliminar os problemas com logística vê uma grande melhoria em seu negócio. Além de aumentar a eficiência interna e externa e ter maior controle sobre processos, notará uma redução de custos. Com a otimização de toda a estrutura organizacional, conseguirá atender satisfatoriamente à demanda dos consumidores.

Uma boa maneira de acabar com seus problemas de logística é contar com uma boa distribuidora. Conheça a Fennix Distribuidora e veja como ela pode ajudar na sua gestão logística!

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp