Como escolher o distribuidor certo para seu supermercado?

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Um bom distribuidor para supermercado atende às suas demandas dentro do prazo e oferece produtos de qualidade. Mas, antes de isso acontecer, você deve encontrar o distribuidor certo. Como fazer isso?

 

Apontamos a seguir algumas dicas para não errar na hora de escolher um distribuidor para supermercado!

 

Conheça seu mercado

Seu supermercado atua com diversos fornecedores, certo? Para cada departamento, você deve contar com um parceiro. Mas o cerne da questão são os distribuidores de alimentos e de outros produtos vendidos ao consumidor final.

 

Antes de escolher um distribuidor para supermercado, você deve saber suas opções. Por meio da internet ou de sua rede de contatos, é possível conhecer o mercado de maneira mais profunda. 

 

O networking é uma boa ferramenta para encontrar novos parceiros. E é por meio dele também que você encontrará boas indicações de distribuidores. Afinal, quando um fornecedor vem com alguma indicação, você já tem mais segurança na hora de contratar.

 

Verifique a qualidade dos produtos e dos serviços ofertados

Mesmo com indicações de fornecedores, um ponto fundamental na hora de escolher o distribuidor para supermercado é a qualidade dos produtos. Boas empresas trabalham com marcas confiáveis – que atendem às especificações técnicas exigidas por normas e que são reconhecidas pelo mercado consumidor.

 

Além disso, é preciso estar atento à qualidade dos serviços prestados pelo distribuidor para supermercado. Ele deve ser capaz de atender às suas necessidades e expectativas. Isso inclui ter uma boa logística, apresentar um custo-benefício vantajoso e, claro, um excelente relacionamento com o cliente.

 

Entenda a logística e a reputação

Qual é a distância entre você e seu distribuidor? Se você não tem condições de manter um estoque grande, esse é um fator importante a ser considerado. Afinal, pode precisar fazer pedidos com um prazo de entrega curto. É claro que o fornecedor não precisa estar no mesmo bairro que você, mas a avaliação sobre a logística dele é fundamental.

 

Um ponto que vale muito também é a empresa ter vendedores externos que atuam junto com seus clientes. Dessa forma, consegue visualizar melhor as demandas reais dos negócios que atende.

 

Outro ponto interessante sobre a logística é a estrutura. Ele tem centros de distribuição e uma frota suficiente para cobrir o estado e realizar entregas no prazo? Possui uma quantidade adequada de funcionários? Tudo isso interfere na sua experiência.

 

Se ele possui todos esses recursos, certamente será uma empresa séria e consolidada no mercado. E esta é uma questão imprescindível: reputação. Um distribuidor para supermercado com 17 anos de estrada e boa estrutura, como a Fennix, certamente será um parceiro estratégico para seu negócio.

 

Compare o custo-benefício de cada distribuidor para supermercado

Na hora de escolher seu distribuidor, o preço é algo importante, sem dúvida. Calcule se eles estão na média do mercado e desconfie de preços muito abaixo. O importante é ter em mente o custo-benefício do seu fornecedor.

 

Se ele apresenta um preço dentro do mercado e consegue atendê-lo em casos emergenciais, ótimo. Por outro lado, o fornecedor que apresenta um preço baixo, mas sequer consegue atender à sua demanda programada, não vale a pena a economia.

 

Outros fatores que interferem no custo-benefício são a qualidade e a variedade dos produtos. Ter um bom mix de produtos no supermercado é importante para aumentar as vendas. 

 

Além disso, avalie as condições de pagamento e de compras. Elas devem ser adequadas à sua demanda para que possibilitem um bom controle de estoque.

 

Se ele apresenta todos os requisitos que pontuamos, é um bom sinal, pois garante uma ótima prestação de serviços. Quando isso ocorre, você consegue:

 

  • cumprir seu planejamento;
  • manter seus processos internos otimizados;
  • crescer no mercado.

 

Avalie o pós-venda do fornecedor

Por fim, o distribuidor para supermercado também está preocupado com o pós-venda. Essa etapa, que é fundamental para o relacionamento com os clientes, é negligenciada por muitos fornecedores.

 

Então, se seu distribuidor oferece suporte necessário em caso de troca ou de outras situações, ótimo. Se ele busca constantemente melhorar seus serviços, melhor ainda. É sinal de que ele preza por essa relação.

 

Antes de escolher o distribuidor para supermercado, é preciso avaliar qualidade, logística, reputação, custo-benefício e pós-vendas. Se o fornecedor atende aos requisitos, você acabou de encontrar um grande parceiro de negócios.

Conheça a Fennix Distribuidora e veja como atuamos junto aos nossos clientes!

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