Tudo o que você precisa saber sobre diversificação de produtos no supermercado!

Você sabia que a diversificação de produtos no supermercado pode aumentar bastante as suas vendas? É possível montar uma nova seção no PDV – específica, com um tema. É uma forma de vender uma nova categoria de produtos.

 

Para entender melhor como funciona a diversificação de produtos no supermercado, confira nosso texto!

 

O que é a diversificação de produtos no supermercado?

Basicamente é variar o mix de produtos do estabelecimento – seja adicionando novos itens, seja ampliando a quantidade de marcas vendidas. Desde já, pontuamos a necessidade de não deixar a qualidade de lado. Esse é o motivo pelo qual é preciso ter parceiros confiáveis para diversificar, ok?

 

Seu mix de produtos é o conjunto de itens que você disponibiliza no supermercado. Ele inclui os produtos das prateleiras e do estoque.

 

Vantagens e importância da diversificação

Adotar a diversificação de produtos no supermercado é importante para ter uma loja que atende a diversos gostos. Ou então para manter as prateleiras abastecidas. A estratégia é, também, uma aliada da satisfação e da experiência dos clientes, do planejamento do estabelecimento. E, consequentemente, dos melhores resultados de negócio.

 

Dessa forma, a diversificação fortalece sua marca. Ela contribui para ganhar espaço no mercado, fidelizar clientes e diferenciar-se da concorrência. Afinal, clientes que encontram tudo que precisam no seu supermercado não terão necessidade de comprar nos concorrentes.

 

Dicas de diversificação de produtos no supermercado

Planeje-se

Ter um portfólio maior pode ser uma estratégia difícil de ser adotada por alguns empreendedores. Eles podem se sentir inseguros na hora da diversificação de produtos no supermercado, pois temem um estoque cheio. Esse temor é natural, motivo pelo qual a primeira dica para diversificar é se planejar. 

 

Um bom planejamento é o ponto de partida na hora de diversificar. A escolha dos produtos deve ser precedida de um bom estudo para oferecer mercadorias adequadas à sua clientela. E como fazer isso? Veja:

 

  • Pesquise os produtos que os consumidores da região não encontram em estabelecimentos concorrentes. Inclua esses itens que têm giro em sua estratégia de diversificação de produtos no supermercado.
  • Entenda os limites do seu estabelecimento em relação à infraestrutura e ao poder de fogo para investir. Será preciso adquirir novas gôndolas e novos produtos, dependendo do contexto.
  • Estude a lista de produtos mais vendidos em supermercado para saber se seu estabelecimento não vende algum deles.
  • Conheça seus clientes e analise os históricos de compras para saber quais são os produtos mais ou menos demandados.

 

Venda outras marcas, apresente novos produtos

A diversificação de produtos no supermercado também pode se dar nas marcas que você utiliza. Por que oferecer apenas uma marca de arroz? Dar mais opções de um mesmo produto para seus consumidores certamente aumentará suas vendas.

 

Mas qual a diversificação ideal das marcas? A pesquisa realizada no planejamento apontará as marcas de preferência do público-alvo do supermercado. Se você não tem esses dados, invista em uma marca de qualidade e com preço médio. E em outras duas marcas com preço mais em conta

 

Um ponto importante sobre as novas marcas é apresentá-las ao consumidor. Na hora da diversificação de produtos no supermercado, o cliente precisa saber que há algo novo no estabelecimento. Por isso, você pode adotar o cross merchandising (live marketing) ou colocá-los nos pontos de maior circulação.

A diversificação de produtos no supermercado é uma estratégia para ampliar o número de clientes e, consequentemente, de vendas. No entanto, ter uma distribuidora confiável é fundamental para manter o estoque em dia e contar com produtos de qualidade. Conheça já a Fennix Distribuidora!

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