Como explorar o marketing no seu negócio?

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Explorar o marketing no seu negócio é encontrar boas maneiras de dar publicidade ao que você faz. Seja um supermercado, seja um restaurante, a clientela precisa conhecer o que está sendo oferecido. Veja algumas formas de fazer marketing!

 

5 maneiras de explorar o marketing no seu negócio

Adote as ferramentas que todo mundo usa

Sabe as ferramentas que todos usam para o marketing? Você precisa usar também. E quais são elas? Veja:

 

  • Facebook e Instagram: ótimas plataformas de divulgação dos negócios, desde que respeitadas as propostas de cada rede. Imagens ficam melhor no Instagram, enquanto textos são mais indicados para o Facebook. Ambas apresentam insights interessantes do público que podem ser utilizados para as campanhas de marketing no seu negócio.

 

  • E-mail marketing: o e-mail promocional é uma ferramenta importante na divulgação do seu negócio. Rentável e econômico, ele tem grande alcance e pode servir para vendas, fidelização de clientes e engajamento. No entanto, envie somente para quem autorizou o envio.

 

  • WhatsApp for Business: permite estabelecer um canal de comunicação com os clientes de forma organizada. Seus recursos envolvem criar listas de contatos e mensagens automáticas de atendimento. Aproveite os status para a divulgação de produtos e novidades.

 

Utilize publicidade online paga

Para explorar o marketing no seu negócio, não basta utilizar corretamente as plataformas. Nós lidamos com os chamados algoritmos – que não entregam o conteúdo a todos os seguidores exatamente para obrigar a empresa a gastar com publicidade online paga. E, de fato, ela vale a pena, especialmente por ser menos custosa do que a publicidade tradicional.

 

No Google, por exemplo, você tem 3 modelos de anúncios:

 

  • Pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio (“restaurante italiano em Manaus”).
  • Vídeo (anúncio a ser exibido no YouTube e em sites parceiros do Google).
  • Display (anúncios em formato de banner ou de texto em sites relacionados).

 

Nas redes sociais, é possível utilizar as ferramentas de anúncios vinculados, como o Facebook Ads. Ele serve também para o Instagram (ambas as redes são da Meta). Por meio delas, entre outras vantagens, você:

 

  • aumenta o alcance das publicações;
  • segmenta o público do anúncio;
  • analisa resultados. 

 

Aposte em ambientes e produtos instagramáveis

Marketing espontâneo. Quantas vezes você foi a um estabelecimento tão bonito que sentiu vontade de tirar foto e marcá-lo na internet? Se você nunca fez isso, pode ter certeza de que milhares de pessoas adotam essa prática. Afinal, estamos na era das redes sociais. Cada momento é registrado.

 

Seu estabelecimento cria espaços e produtos atrativos para postagens? Então terá uma boa possibilidade de estar na rede de centenas de pessoas. O fato de seu local ser instagramável gera uma divulgação totalmente gratuita.

 

Por isso, se houver margem para isso em seu negócio (um restaurante, uma pizzaria etc.), crie ambientes instagramáveis. Um prato com boa apresentação (inclusive uma louça atraente) pode colocá-lo nas redes!

 

Tenha fotos e vídeos profissionais

Seguindo essa ideia de cativar pelo visual e de se mostrar nas redes, é preciso ter muito cuidado com o conteúdo. Se você tem um restaurante, os potenciais clientes querem conhecer os pratos. Mas seu Instagram não chamará a atenção se a foto estiver desfocada, embaçada ou com uma iluminação prejudicada

 

No mesmo sentido, se você possui um minimercado com um mix de produtos específico, o consumidor precisa conhecê-lo. Por isso, é interessante ter fotos e vídeos profissionais das mercadorias que oferece.

 

O marketing visual é um grande aliado para o marketing no seu negócio. Ele aumenta o reconhecimento da marca e o engajamento dos clientes. Assim, eles escolherão consumir em seu local porque foram atraídos pela imagem.

 

Não à toa, existem especialistas em fotografia de alimentos. Esses profissionais trazem para as fotos os detalhes que passam despercebidos aos olhos menos treinados.

 

Aprimore a experiência de compra do seu cliente

Por fim, uma última dica para explorar o marketing no seu negócio é oferecer ao cliente uma boa experiência de compra. Isso envolve dar opções de vendas pela internet – seja por aplicativo ou site próprio, seja por marketplace. Além disso, disponibilize diferentes formas de pagamento, frete grátis para todo o estado e muito mais. 

 

No mesmo sentido, também é interessante investir num bom layout para a loja, em promoções – isto é, em formas de atrair o consumidor. Essas estratégias conquistam novos clientes e fidelizam os antigos. 

 

Porém, não descuide da experiência pós-compra. Ela é tão importante quanto a compra, pois é essencial na fidelização. E-mails com novas ofertas e solicitação de feedback são excelentes práticas. 

 

Boas estratégias de marketing para seu negócio podem alavancar suas vendas. Publicidade paga nas redes sociais, ferramentas interessantes e boa experiência de compra são apenas algumas.

Prezar pela qualidade dos produtos também. Por isso, conheça a Fennix e veja por que somos referência em distribuição de alimentos no Amazonas!

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