Conheça as principais tendências de mercado do setor alimentício!

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O mercado de alimentação mudou muito, acompanhando o comportamento do consumidor. O food service se reinventou com o delivery e continua inovando diante da mudança nos hábitos de consumo. Para se manter competitivo, é preciso estar atento às principais tendências de mercado. Confira quais são elas!

 

Tendências de mercado para padarias e lanchonetes

Padarias e lanchonetes, há alguns anos, sequer pensavam em fazer delivery. Hoje, há negócios inclusive com seus próprios aplicativos. O mercado mudou, o consumidor apresentou novas necessidades, e as tendências de mercado devem ser observadas.

 

Você sabia que oferecer uma experiência diferenciada nesses locais atrai muitos clientes? Investir em produtos artesanais, com variedade de texturas e sabores, se tornou uma estratégia interessante. Afinal, vimos que muitos consumidores passaram a valorizar mais o produtor local.

 

Vale destacar também a fermentação natural. Esse hábito antigo está sendo retomado, mesmo que seja menos prático e tome mais tempo de produção. Isso porque apresenta produtos com textura incomparável, sabor e aroma mais intensos, além de índice glicêmico inferior. Assim, agrada àqueles que buscam opções mais saudáveis.

 

Além dessas tendências para padarias e lanchonetes, é possível apostar nas refeições nesses locais. Nem sempre as pessoas têm tempo de buscar um restaurante ou um bar para almoçar ou jantar. Por isso, muitas padarias e lanchonetes passaram a oferecer um serviço mais amplo nos horários das refeições.

 

Tendências de mercado para todo o setor alimentício

O que um consumidor acha importante em um supermercado? Facilidade na compra, com agilidade nos caixas e um ponto de venda organizado. E no bar ou no restaurante? Um cardápio digital que permite realizar o pedido de forma autônoma. 

 

Para conhecer as tendências de mercado no setor alimentício, é preciso colocar o consumidor no foco do negócio. Por isso, a seguir, destacamos algumas tendências para você ficar de olho.

 

Controle de qualidade

Os clientes dos negócios alimentícios estão mais atentos às condições de saúde e segurança alimentar. A pandemia trouxe um outro olhar a respeito das noções de higiene e da importância de uma alimentação equilibrada.

 

Por isso, qualquer que seja o seu estabelecimento, é fundamental garantir produtos de boa procedência. Eles devem atender a um alto rigor referente à conservação e à higiene dos alimentos.

 

Saudabilidade

Nesse sentido, as pessoas começaram a valorizar os atributos relacionados à nutrição e ao bem-estar em suas escolhas alimentares. Assim, as prateleiras do supermercado devem também mostrar produtos que atendam a essa necessidade. O cardápio da padaria ou da lanchonete, do bar ou do restaurante, também precisa seguir essa linha. 

 

Por isso, comece a oferecer alimentos mais nutritivos, sem conservantes ou aditivos químicos. Não à toa, a Seara lançou recentemente duas linhas inovadoras: Seara Nature e Incrível Seara. Elas atendem ao público vegetariano e vegano, bem como aos consumidores adeptos de uma alimentação mais saudável.

 

Inovação dos pontos de venda

Como seus produtos são apresentados e comercializados nos pontos de venda? Os clientes atuais buscam praticidade, integração e rapidez. Você oferece tudo isso? Uma das tendências de mercado é a inovação dos pontos de venda. Ela contribuirá para alcançar excelência no atendimento e, consequentemente, fidelizar os clientes

 

Por exemplo, um restaurante ou um bar que possui uma cozinha separada somente por uma parede de vidro. Isso permite ao público acompanhar ao vivo a elaboração dos pratos. Além da curiosidade, passa a sensação de transparência e segurança ao consumidor. O supermercado que trabalha com aplicativo de delivery e com técnicas de merchandising também inova o ponto de venda!

 

Produtos para quem tem restrição alimentar e/ou dietas especiais

A competitividade no mercado alimentício é alta. Por isso, há estabelecimentos que buscam nichos para investir e conquistar mais clientes. Oferecer produtos para quem tem restrições alimentares e dietas especiais é uma ótima opção. 

 

Diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose, veganos e vegetarianos são públicos carentes de boas opções. Por isso, grandes marcas passaram a desenvolver produtos para atendê-los. É uma das tendências de mercado para ficar de olho!

As tendências de mercado para o setor alimentício dão uma noção de como se manter competitivo nos próximos anos. Trabalhar com marcas reconhecidas e que estão sempre inovando é uma ótima maneira de continuar atual. Conheça a Fennix Distribuidora e nossas marcas parceiras!

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