É dono de supermercado? Aprenda a conhecer seus clientes!

Conhecer seus clientes é uma prática que deve constar ainda no planejamento de um negócio. O dono de supermercado deve saber para quem está vendendo e quais são seus hábitos de consumo. O delivery de supermercado não cresceu o bastante? Por que isso aconteceu?

 

Essa é uma resposta que você só responde estudando o consumidor. Mas como saber de que forma ele se comporta? Como entender as características do produto que compra e outros hábitos importantes para o sucesso do supermercado

 

Veja a seguir algumas dicas!

 

Como conhecer seus clientes?

O primeiro passo para quem deseja conhecer seus clientes é fazer um planejamento. Só é possível conhecer algo quando você sabe o que está procurando. Então, o dono de supermercado deve ter claras quais informações precisa saber antes de qualquer coisa. 

Em seguida, é preciso pesquisar o mercado.

 

Pesquise o mercado

Uma pesquisa de mercado é a melhor forma de conhecer seus clientes nos aspectos que importam. Nesse ponto, você deve pensar em quem será entrevistado e quantas pessoas são suficientes para se ter um estudo confiável. A pesquisa já possui um objetivo específico.

 

Os aspectos qualitativos da pesquisa devem englobar os hábitos de consumo e o comportamento do consumidor. Já o aspecto quantitativo abrange o potencial e a participação.

 

A pesquisa do mercado pode ser feita por meio de um formulário no Google ou outra plataforma. No entanto, uma pesquisa mais qualificada seria realizada também por empresas especializadas. Se o dono de supermercado possui recursos para isso, vale a pena investir. 

 

A partir desse estudo, você passará a conhecer seus clientes e os fatores que os influenciam nos supermercados. Existe um mix de produtos ideal? Qual a proximidade do cliente com seu estabelecimento? Há preferências diferentes conforme a classe econômica consumidora? 

 

Já adiantamos: em geral, sim. As classes A e B consideram mais a variedade de produtos, enquanto as classes C, D e E priorizam preços e promoções. E ambos priorizam, acima de tudo, a proximidade do supermercado.

 

Pesquise as origens e as necessidades do consumidor

Dentro da pesquisa do mercado, um ponto pode chamar bastante a atenção na hora de conhecer seus clientes: as origens e as necessidades do consumidor. Por que ele chegou até seu supermercado? 

 

Com os dados que você terá em mãos, pratique a empatia. Coloque-se no lugar do cliente para entender o que ele pensa e o que ele precisa. É preciso saber quais são as dores dos clientes para se destacar da concorrência. 

 

A partir daí, você percebe se seu público é exatamente o mesmo que você quer atingir. Por exemplo, imagine que seu supermercado esteja situado em área nobre de uma cidade. Mas, ao analisar seus consumidores, descobre que são majoritariamente de classes sociais baixas.

 

Há alguma incongruência, certo? Pode ser que seus produtos não sejam tão variados assim. Ou que estejam com preços defasados em relação ao mercado local. Por isso, é importante entender as origens e as necessidades do público. Assim, você consegue segmentá-lo e trabalhar conforme a característica de cada grupo.

 

Facilite e incentive a comunicação

Por fim, nossa última dica para você aprender a conhecer seus clientes é bastante óbvia: invista na comunicação. Você já sabe quem é seu público-alvo, mas o comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos anos. É preciso se manter atualizado, certo?

 

Para tanto, facilitar a comunicação do consumidor com seu estabelecimento mantém a boa relação de consumo. O atendimento de qualidade é essencial em todas as esferas de comunicação físicas e digitais. Ele deve ser rápido, fácil e eficiente. O importante aqui é atentar para o que o cliente fala.

 

As redes sociais consistem, inclusive, num ótimo recurso nesse aspecto, pois são amplamente utilizadas. Se seu supermercado está presente nelas, adote estratégias que fomentem a interação com o público, especialmente o feedback.

 

A partir do que é escrito ou falado, você poderá conhecer seus clientes, claro. E também aprimorar seus serviços ou os produtos ofertados.

 

Para conhecer seus clientes, é preciso ter muita escuta e pesquisa. Dessa forma, seu supermercado conseguirá adotar ações mais assertivas, que atinjam o público-alvo do negócio. A partir desse conhecimento, também será possível aprimorar ainda mais seu estabelecimento. 

 

Afinal, o cliente tem sempre razão. Só resta saber escutá-lo para adotar uma postura de melhoria contínua!

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